telefone(85) 4009.6300

Projeto idealizado pelo Nucop e executado pelo IEL Ceará desenvolve assessoras e secretárias dos sindicatos filiados à FIEC

17/04/2025 - 11h04

Os sindicatos são a espinha dorsal do Sistema FIEC e para que eles possam aperfeiçoar sua atuação em prol das indústrias cearenses é preciso capacitar as pessoas que estão na linha de frente do atendimento aos industriais. É com base nessa premissa que a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Núcleo de Convênios e Parcerias (Nucop), idealizou um projeto que visa o desenvolvimento profissional de secretárias e assessores dos sindicatos filiados à Federação, com foco em competências e comportamentos essenciais para a função. O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), com toda a expertise e os excelentes resultados de seu Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL), ficou responsável pela execução.

O objetivo era desenvolver dimensões de liderança e autoconhecimento alinhadas às necessidades e especificidades do cargo ocupado pelos participantes. Por isso, o projeto contemplou um processo de orientação e aconselhamento de carreira que aprimora competências com base em um plano de ação personalizado, mapeado durante a capacitação. A ideia era desenvolver o autoconhecimento e trabalhar de forma customizada os gaps identificados a partir da vivência prática de cada participante, instigando a reflexão, o aprendizado e a mudança de comportamento com base em metodologias específicas para o alcance dos resultados esperados. Concluíram o treinamento 14 participantes.

O projeto teve início em novembro do ano passado com um encontro que abordou o tema “Autoconsciência e Inteligência Emocional: A Essência do Crescimento Pessoal”.  A etapa seguinte foi a aplicação da ferramenta DISC, metodologia destinada à avaliação comportamental a fim de identificar os perfis dominantes de cada pessoa para desenhar planos de ação individualizados. Seguiu-se a etapa de mentorias em pequenos grupos, concluída com uma palestra sobre “Accountability - Transformando potência em resultado”, realizada na última quarta-feira (16/04), no Núcleo de Expansão Industrial da FIEC (Nexi).    

Segundo a especialista em Gestão do Conhecimento e em Gestão do Potencial Humano, Ana Paula Arrais,  que facilitou o treinamento, a condução do processo incluiu o desenvolvimento de metas estratégicas usando a abordagem SMART, o aprimoramento da comunicação intencional e da gestão de conflitos, além da revisão das ferramentas práticas de desenvolvimento que ampliam a performance e o protagonismo nas relações humanas.

“A ideia era, durante os encontros, provocar as participantes a se conectarem com a sua essência, a entenderem melhor quem são e a traçarem pequenas metas para o seu crescimento e aperfeiçoamento. Porque, quando falamos de desenvolvimento de carreira, pensamos logo em fazer cursos, adquirir conhecimento técnico, mas esquecemos de parar, olhar para dentro e entender quem somos e qual o nosso papel no mundo”, explicou Ana Paula durante o encerramento.

Cristina Moreira, gerente do Nucop, responsável pela condução estratégica do programa, destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento institucional dos sindicatos. “Esse programa foi pensado para fortalecer os sindicatos a partir de quem constrói o dia a dia deles: suas secretárias, seus assessores. São essas pessoas que dão sustentação ao trabalho sindical, e investir no seu desenvolvimento é investir no fortalecimento do nosso sistema como um todo”, afirmou.

Para a superintendente do IEL Ceará e líder do Fortalecimento Sindical da FIEC, Dana Nunes, o programa reflete um olhar atento e o compromisso da FIEC com as pessoas que atuam diretamente nos sindicatos patronais. “Os sindicatos são a base da FIEC, e para que possamos fortalecê-los cada vez mais precisamos olhar para essas pessoas. É muito importante apoiar o autodesenvolvimento dessas pessoas, porque elas estão ali, no dia a dia, construindo as mudanças e trabalhando para assessorar os nossos presidentes e os nossos sindicatos. Sem elas, nada aconteceria. Ficamos muito felizes que elas tenham aceitado o nosso convite e tenham tirado um tempinho em meio a tantas atribuições para se desenvolver. Parabéns às que concluíram essa jornada e as que não concluíram, certamente teremos novas oportunidades”, ressaltou. 

A especialista em Educação Executiva do IEL Ceará, Sandra Guimarães, destacou que a estruturação do programa foi cuidadosamente planejada para atender às necessidades específicas do público-alvo. Com uma carga horária total de 80 horas e atendimento personalizado, o projeto foi pautado por uma visão de transformação individual como caminho para resultados coletivos. Um ciclo que começa com o olhar para dentro, passa pelo plano de ação e se concretiza na prática com mais clareza, entrega e consciência de papel.

“O desenvolvimento é contínuo. Depois, vamos pensar em como dar continuidade para que vocês não parem por aqui. Mas eu peço que vocês se mobilizem além do Nucop e do IEL, porque nossa carreira é uma responsabilidade muito nossa. Nós estamos aqui para dar todo apoio e gerar esse desenvolvimento”, declarou durante o encerramento do projeto.

Para Nívea Arrais, gerente administrativa do Sindpan, a experiência foi transformadora. “O programa abordou assuntos que eu gosto muito, especialmente o autoconhecimento, que são extremamente importantes no ambiente de trabalho e nas nossas relações interpessoais. Quando a gente entende mais sobre quem somos e aprende a compreender o outro, o trabalho em equipe melhora muito. Todo profissional deveria buscar esse tipo de autoconhecimento. Identificar meus pontos a melhorar e saber como trabalhar neles me ajudou a entender onde estou e onde quero chegar.”

Já Regina Caetano, assessora do Sindicalf, salientou que trabalha há 25 anos no sindicato e nunca tinha tido uma oportunidade como essa. Na opinião dela, é muito gratificante saber que “tem alguém olhando pela gente”.

“O que mais me marcou foram as ferramentas de desenvolvimento. Eu não as conhecia e fiquei impressionada com o quanto elas revelaram sobre mim. Me ajudaram a perceber pontos positivos e também aqueles que preciso melhorar. Uma das metas que estabeleci foi cuidar mais de mim, e agora tenho um norte, um jeito de medir esse progresso. A mentoria trabalhou o lado profissional e pessoal, e abriu minha mente para muitas coisas. Aprendi, por exemplo, que não posso mudar o outro, mas posso mudar minha atitude diante do outro. Essa iniciativa da FIEC foi sensacional. Nos sentimos mais valorizadas, mais motivadas e mais preparadas para exercer nosso papel com excelência”, opinou.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright