FIEC participa do lançamento da Agência de Inovação da Universidade Federal do Ceará
A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) foi representada por seu 1º vice-presidente, Carlos Prado, no lançamento da Agência de Inovação da Universidade Federal do Ceará (UFC Inova). A unidade é dedicada a transformar o conhecimento acadêmico em soluções inovadoras para a sociedade, além de fomentar o empreendedorismo e a criação de negócios de impacto. O evento foi realizado no auditório da Reitoria da UFC e contou com a presença do reitor Custódio Almeida, da vice-reitora e titular da Pró-Reitoria de Inovação e Relações Interinstitucionais (PROINTER), Diana Azevedo, e do pró-reitor adjunto da PROINTER, Barros Neto.
Também participaram da cerimônia o vice-presidente da FIEC, André Montenegro; o diretor regional do SENAI Ceará e superintendente do SESI Ceará, Paulo André Holanda; o consultor de energia da FIEC, Jurandir Picanço; o ex-reitor da UFC, Henry Campos; o presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), Raimundo Costa; o conselheiro do SENAI Ceará, Dinalvo Diniz; entre outros representantes da academia, do poder público e do setor produtivo.
Em sua fala, o reitor Custódio Almeida destacou a importância da Federação das Indústrias como parceira estratégica da universidade. “A FIEC é um mundo de interrelações e, com certeza, uma parceira gigante e necessária da universidade, com todas as demandas da indústria, promovendo o encontro das ideias geradas na UFC com o setor produtivo — o setor que entrega os produtos à sociedade”, afirmou.
A Agência UFC Inova é vinculada à PROINTER e funciona no Condomínio de Empreendedorismo e Inovação, no Campus do Pici. Ainda em processo de estruturação, seus trabalhos estão sendo coordenados por uma comissão criada em março deste ano pelo reitor Custódio Almeida. A unidade consolida um modelo mais ágil e eficiente de gestão da inovação e do empreendedorismo na universidade. A estrutura foi pensada para organizar fluxos, otimizar processos e garantir segurança jurídica às iniciativas.
Em um único espaço, a agência congrega todos os setores que atuam nos fluxos de inovação e empreendedorismo na UFC, em atividades como proteção de ativos intelectuais (depósito de patentes, registros de software etc.), transferência de tecnologias da UFC para o mercado, incubação de startups e criação de empresas juniores. "A aproximação dos elos da inovação já tem acelerado os resultados. A integração física e operacional está fazendo a diferença", ressalta o pró-reitor adjunto da PROINTER, professor Barros Neto.
A Inova integra as estruturas do Comitê de Inovação Tecnológica (COMIT); da Coordenadoria de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (CPITT); da Coordenadoria de Projetos e Parcerias (COPP); da Coordenadoria de Empreendedorismo (COEMP); da Coordenadoria de Integração e Articulação (CORI); do Parque Tecnológico (PARTEC); e da Assessoria Jurídica da PROINTER. Sua atuação se dará em eixos como: proteção dos ativos intelectuais da UFC — ou seja, das descobertas e dos inventos nascidos na instituição; parcerias e transferência de tecnologia; agilidade nos processos de inovação com segurança jurídica; e fomento ao empreendedorismo inovador.
A UFC possui mais de 500 ativos de propriedade intelectual protegidos em seu portfólio. Entre as tecnologias que já chegaram ao mercado estão o capacete de respiração assistida Elmo — desenvolvido em parceria com a FIEC, o SENAI e outras instituições — e o molho funcional à base de acerola, Natchup. Um terceiro produto — a pele de tilápia liofilizada, para uso como curativo em humanos e animais — está com chamada aberta para parcerias comerciais. A universidade tem ainda 32 startups apoiadas pelo PARTEC, com 86 colaboradores e aproximadamente R$ 500 mil em investimentos públicos e privados.
Antes da solenidade oficial, a Agência UFC Inova realizou, no Salão Nobre da Reitoria, a entrega de certificados a mais de 300 inventores da UFC, autores de 52 patentes deferidas entre maio de 2022 e o início de abril de 2025.