SENAI Ceará e FUNDEP apresentam oportunidades de cursos para fortalecer mão de obra em ferramentarias automotivas na Plataforma Conecta Mais
O SENAI Ceará promoveu, nesta quinta-feira (03/04), na Casa da Indústria, o Simpósio de Apresentação do Conecta Mais: Ferramentarias. A iniciativa é fruto de uma parceria com o Governo Federal, por meio da Linha IV do programa nacional Mobilidade Verde e Inovação (Mover), coordenado pela Fundação de Desenvolvimento e Pesquisa (Fundep), que tem o objetivo de ampliar as oportunidades de desenvolvimento das ferramentarias automotivas brasileiras. O evento reuniu participantes de forma presencial e virtual e contou com palestras do líder técnico do Conecta Mais na FUNDEP, Luiz Brant, e do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais (ABINFER), Christian Dihlmann.
O encontro teve como público-alvo empresas do setor automotivo que possuem ferramentarias, profissionais e gestores do setor, representantes da indústria interessados na qualificação de suas equipes, assim como parceiros institucionais e stakeholders do setor.
O SENAI Ceará divulgou na programação os cursos aprovados no programa Rota In Curso para as empresas do setor automotivo que possuem ferramentarias, com detalhamento técnico sobre como as empresas poderão se cadastrar e inscrever seus funcionários nos cursos gratuitos oferecidos em parceria com a Fundep.
Representando o diretor regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, no evento, a gerente da Unidade de Educação (UNED), Sônia Parente, reforçou o compromisso do Sistema FIEC no fortalecimento das ações de capacitação e mão de obra para as indústrias, aliando tecnologia e inovação às principais demandas dos diversos setores, colaborando para ampliação do campo de oportunidades e para o desenvolvimento econômico.
"O diferencial que tanto nos é demandado está na nossa razão de ser e existir: atender a indústria. Dentro desse propósito, temos fortes parceiros que nos ajudam no dia a dia, como os nossos sindicatos, que nos fortalecem como Federação e como SENAI, para que possamos cada vez mais fazer o melhor possível. O melhor para a indústria. O SENAI Ceará também mostra que pode trazer expertises de ponta, novas tecnologias, as inovações que as indústrias precisam, e assim prover nossas indústrias por meio da educação profissional. Trazer capacitação que contribua para o aumento da competitividade, para a flexibilidade dos aprendizados, tudo aquilo que já sabemos que a educação profissional proporciona. Porque o SENAI nada mais é do que a maior e melhor escola de educação profissional da América Latina", afirmou Sônia.
Christian Dihlmann ministrou uma apresentação sobre o cenário do setor de ferramentarias, expondo suas carências nos cenários local, nacional e internacional, e enfatizando a necessidade de buscar soluções para uma mão de obra qualificada, especializada e capaz de atender ao nível exigido pelos players do mercado.
"Há uma reclamação geral de todos os países sobre a falta de mão de obra. E eu falo de Estados Unidos, Japão, Alemanha, China, Suíça, de grandes indústrias internacionais. O que se tem hoje no mercado é insatisfatório e sem a qualidade ideal. Então, temos um trabalho forte a ser feito no campo da formação profissional. E não há nenhuma instituição melhor para isso do que o SENAI. Por isso estamos aqui para apoiar essa iniciativa", afirmou o dirigente da ABINFER.
O representante da FUNDEP, Luiz Brant, trouxe aos presentes uma palestra com foco em como as empresas podem buscar o SENAI Ceará para os cursos disponibilizados nesta parceria. Para isso, ele reforçou que é necessário que as indústrias realizem o cadastro por meio da plataforma conectamais.ind.br. Os cadastrados terão acesso ao acompanhamento das capacitações realizadas em diversas áreas do segmento, como Manufatura de Tipos de Metais, Inteligência Artificial, Desenvolvimento de Sistemas, Business Intelligence, Processo de Forjamento, Projeto CAD, Simulação de Processos Produtivos, Gestão de Processos, dentre outras.
"Atualmente, são mais de 1.100 participantes matriculados nos cursos. Muitos já concluídos e outros em andamento. Já temos mais de 920 participantes diplomados, capacitados e oferecendo uma mão de obra qualificada. A carga horária dos cursos varia de 8 horas a 1.300 horas. Temos cursos de curtíssima duração, mas importantes para o dia a dia das fábricas, e cursos de longa duração que trarão alta especialização para os profissionais da indústria. Os alunos fazem esses cursos e, ao final, realizam uma avaliação. Isso é muito importante para acompanharmos os cursos que obtiveram maior satisfação e incentivar mais profissionais da área a se matricularem", detalhou.
Entre os presentes no simpósio esteve o industrial César Barros, presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico no Estado do Ceará (SIMEC). Para ele, essa parceria entre SENAI Ceará e Fundep atenderá com eficiência uma demanda urgente das indústrias no estado.
Sobre a iniciativa federal
A Fundep atua como gestora do programa, sendo responsável pela operacionalização dos cursos e da plataforma Conecta Mais, que facilita o acesso das empresas aos treinamentos gratuitos oferecidos pelo SENAI e parceiros. O Programa MOVER é uma iniciativa do Governo Federal que visa impulsionar a competitividade da indústria brasileira por meio da qualificação profissional e modernização dos processos produtivos. Dentro desse programa, a Linha IV – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas tem como foco específico o fortalecimento das ferramentarias nacionais, promovendo capacitações e ações que aumentem sua eficiência e inovação.