telefone(85) 4009.6300

Projeto Geração Tech amplia alcance e inicia nova etapa para formar 1.700 alunos em 133 municípios do Ceará

01/04/2025 - 13h04

Após formar mil alunos em sua primeira edição, o projeto Geração Tech avança para uma nova etapa, ampliando seu impacto para mais pessoas no Ceará. Para marcar o início dessa jornada, foi realizada nesta segunda-feira (31/03) a aula inaugural da turma de 2025, que lotou o auditório principal da Casa da Indústria e contemplou ainda os alunos da modalidade on-line com transmissão ao vivo. A aula inaugural reuniu alunos, professores, coordenadores e representantes dos parceiros que lideram a iniciativa: a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), e do Governo do Estado do Ceará, por meio da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece). Durante o evento, os participantes conheceram detalhes sobre o curso e as oportunidades que a capacitação proporcionará.

A Superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes, abriu o evento ressaltando como o projeto, além de qualificar as pessoas, está transformando vidas, oferecendo novas perspectivas e preparando profissionais para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades do mundo digital. “A gente vem de uma jornada incrível com essa parceria e muitos jovens estão tendo suas vidas transformadas por esse projeto. Eu vi histórias belíssimas começarem aqui, vi vidas sendo impactadas por meio desse curso. Mais do que inserir no mercado de trabalho, queremos proporcionar acesso a uma formação digna, que realmente faça a diferença. O presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, é um grande entusiasta dessa iniciativa, sempre presente e incentivando a geração de oportunidades. Contem fortemente com todo o Sistema FIEC, porque é um prazer fazer parte dessa transformação. Serão três meses intensos, então aproveitem ao máximo essa oportunidade”, destacou Dana.

Representando a Adece, o Diretor de Fomento, Luis Eduardo Barros, leu o discurso do presidente Danilo Serpa, desejando boas vindas a todos os alunos e agradecendo a confiança. Ele enfatizou que é uma determinação do governador Elmano de Freitas gerar essas oportunidades para que o mercado de trabalho cearense siga cada vez mais qualificado.

“É determinação do governador Elmano cuidar das pessoas e encurtar distâncias para que os grandes empreendimentos aqui instalados possam absorver tantos talentos aqui formados. No Brasil, existe hoje um déficit de aproximadamente 190 mil profissionais no setor de tecnologia. São salários mais atrativos e exigem mão de obra qualificada. E os investimentos anunciados para o Estado do Ceará não param. Um mundo de oportunidades está surgindo e é preciso estar preparado para agarrar as oportunidades”, disse.  

Após as falas dos representantes das instituições parceiras, Rosana Marques, ex-aluna do projeto, deu um depoimento contando sua história de dificuldades e superação. Durante muito tempo trabalhando como camelô, foi na tecnologia, após a conclusão do curso, que ela ganhou uma oportunidade de entrar no mercado de trabalho formal e evoluir como profissional. “Pela minha experiência, não importa o que você foi até hoje. Você pode aproveitar a sua bagagem de vida e utilizar na tecnologia. A área de tecnologia é muito vasta, e pede muito mais que os conhecimentos técnicos. Essa jornada de aprendizado que o Geração Tech proporciona não é fácil, é um curso que requer muita dedicação. Mas temos que pensar que é um tempo para a transformação da sua vida. Aproveitem ao máximo, é uma oportunidade que não volta. Não é fácil, mas é possível”, sentenciou. 

Em seguida, a coordenadora acadêmica do curso, Mara Michele, apresentou o curso, o time de coordenadores e professores e as estatísticas referentes ao projeto. Segundo ela, nesta etapa, o projeto recebeu mais de 4 mil inscrições e matriculou 2.476 cearenses, sendo mais de 700 mulheres, com idades entre 17 e 70 anos de 133 municípios do Estado, refletindo o alcance e a importância da iniciativa para o desenvolvimento das pessoas. Com o setor de tecnologia em constante crescimento, a formação oferecida pelo Geração Tech abre portas para inúmeras possibilidades de inserção profissional, tanto em empresas locais quanto em mercados nacionais e internacionais.

Para muitos alunos, essa é uma chance única de se qualificar em uma das áreas mais promissoras do mercado. Yuri Martins, de 24 anos, é um dos novos estudantes do programa e compartilhou suas expectativas. "É uma das primeiras vezes que eu vou para uma tecnologia mais avançada. Eu gosto muito dessa área e, quando vi a inscrição, me interessei bastante. Minha expectativa é ver como vai ser o curso e conseguir mais oportunidades no mercado de trabalho, porque tecnologia é o que eu gosto de fazer no meu dia a dia".

Já Ana Nóbrega, de 29 anos, encontrou no programa a oportunidade de consolidar sua transição para o setor de tecnologia. "Caí nesse mundo de paraquedas em outubro do ano passado. Tentei participar do Geração Tech na última edição online, mas percebi que precisava de um ritmo diferente. Estudar presencialmente me ajuda a manter o foco. Já conheço algumas pessoas daqui e sei que é um ambiente incrível para aprender. Eu trabalhava em uma farmácia, mas agora estou realmente determinada a construir uma carreira na tecnologia. Quero me aprimorar no front-end, que foi a área com a qual mais me identifiquei. Criar projetos incríveis é o que mais me encanta, então estou focando no JavaScript, estudando ao máximo para agregar esse conhecimento".

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright