telefone(85) 4009.6300

Ricardo Cavalcante apresenta os avanços da Transformação Digital da FIEC

31/03/2025 - 18h03

Na tarde desta segunda-feira (31/03), o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, apresentou os principais resultados do processo de Transformação Digital (TD) da instituição. O evento contou com a presença do 1º Vice-Presidente da FIEC, Carlos Prado; do Diretor Administrativo da FIEC, Chico Esteves; do Diretor Financeiro da FIEC e Presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC), Edgar Gadelha; da Superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), Dana Nunes; e do Diretor Regional do SENAI Ceará e Superintendente do SESI Ceará, Paulo André Holanda. Além disso, estiveram presentes outros membros da gestão e mais de 600 colaboradores, entre presenciais e virtuais.

Ricardo Cavalcante iniciou sua fala destacando os avanços significativos obtidos até o momento no processo de transformação digital, ressaltando as principais entregas alcançadas. Ele falou sobre a automação de processos e os resultados conquistados, evidenciando a agilidade nas atividades e a eficácia no direcionamento dos esforços para ampliar os resultados. Durante sua apresentação, ele também mencionou o trabalho do Comitê de Governança da Transformação Digital, ressaltando a importância de um gerenciamento estratégico e alinhado com as necessidades da instituição.

"A Transformação Digital tem sido uma jornada de colaboração. A cada etapa, percebemos o impacto real das inovações implementadas. Hoje, temos 30% de nossos colaboradores atuando na liderança e execução de projetos, o que demonstra o engajamento e a capacitação que estamos promovendo dentro da FIEC. Além disso, 87% dos nossos colaboradores já se beneficiaram diretamente dessas mudanças, e isso é motivo de grande orgulho para todos nós", comentou Ricardo Cavalcante.

O Presidente da FIEC também pontuou os novos desafios e temas da Transformação Digital para os próximos anos. Ele mencionou a implementação de ações de treinamento em tecnologias emergentes, como hiperautomação e inteligência artificial generativa, além da modernização de sistemas comerciais e otimização de processos. Além disso, destacou a importância de ferramentas de comunicação corporativa para fortalecer a colaboração entre as equipes, e o contínuo apoio aos projetos de inovação do IEL, SESI e SENAI Ceará.

"O futuro da nossa transformação digital está alinhado com a inovação contínua. Para 2025 e 2026, estamos preparando a FIEC para não apenas acompanhar as mudanças, mas para liderar. A capacitação em novas tecnologias, a hiperautomação e a utilização de inteligência artificial serão os pilares de nossa próxima fase. O nosso compromisso é garantir que todos os nossos colaboradores, sem exceção, estejam preparados para enfrentar esses novos desafios. A transformação digital não é um trabalho de uma única pessoa, mas sim um esforço coletivo. Cada indivíduo, desde aqueles que estão na ponta atendendo clientes até os que desenvolvem sistemas, contribui para o sucesso dessa mudança”, concluiu Ricardo Cavalcante.

Durante o evento, os colaboradores apresentaram diversos cases de sucesso, seguidos pelas apresentações de Dana Nunes, do Economista-Chefe e Gerente do Observatório da Indústria, Guilherme Muchale, da Gerente de Planejamento (GEPLA), Débora Capistrano, da Gerente Financeira, Priscila Bandeira, e do Gerente de TI, Eros Alves.

Dana Nunes destacou a importância de cada pessoa envolvida no processo de transformação digital da FIEC, enfatizando o papel fundamental de todos os colaboradores. “São muitas pessoas engajadas, e é fundamental reconhecer o papel de todos. Além da liderança do presidente Ricardo Cavalcante, que tem sido essencial, gostaria de ressaltar também a autogestão. O maior ganho dessa transformação é a melhoria da qualidade e a maior integração, o que beneficia tanto nós, quanto os negócios e os clientes”, declarou Dana.

Paulo André Holanda também fez questão de ressaltar o apoio de Ricardo Cavalcante na transformação digital e no desenvolvimento humano da FIEC. Ele afirmou que a liderança do Presidente tem sido fundamental para a implementação de mudanças significativas na instituição. "É essencial unir tecnologia e capacitação contínua, o que tem permitido à nossa instituição se adaptar rapidamente às novas demandas do mercado e aprimorar a gestão de pessoas. A colaboração e o comprometimento de todos foram peças-chave para o sucesso desse processo. E isso só foi possível graças ao apoio e à visão do presidente Ricardo Cavalcante, que tem liderado essa transformação com foco e determinação”, afirmou Paulo André.

Em 2025, o Comitê da Transformação Digital da FIEC irá focar em otimizar os recursos dos projetos de T.D., melhorar a comunicação com stakeholders, e implementar ações para engajar todas as partes interessadas. Será oferecida orientação estratégica por meio de mentoria para a liderança e equipes, além de garantir um acompanhamento orçamentário claro e eficaz. A monitorização de indicadores de desempenho, como ROI e VA, será essencial para avaliar o progresso, enquanto a gestão do portfólio de projetos seguirá as melhores práticas de PMBOK e ÁGIL. Essas iniciativas visam fortalecer ainda mais a transformação digital, garantindo inovação e eficiência nos processos.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright