Na primeira reunião do ano, Conselho Regional do IEL Ceará aprova balanço positivo e novas estratégias para 2025
Depois de um ano marcado por grandes avanços, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) conseguiu manter o ritmo de crescimento no primeiro trimestre de 2025 com resultados financeiros positivos e a continuidade de ações de impacto para as empresas, carreiras e toda a sociedade cearense. O balanço do desempenho do Instituto no início deste ano foi um dos destaques da primeira reunião do Conselho Regional do IEL Ceará, realizada nesta segunda-feira (31/03), na Casa da Indústria, sob a liderança do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e diretor presidente do IEL Ceará, Ricardo Cavalcante.
Participaram também da reunião o Diretor Administrativo da FIEC, Chico Esteves; o Diretor Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) e Superintendente Regional do Serviço Social da Indústria (SESI Ceará), Paulo André Holanda; a Gerente da Unidade de Educação do SENAI Ceará, Sônia Parente; o Pró-Reitor Adjunto da Pró-Reitoria de Inovação e Relações Institucionais da Universidade Federal do Ceará (UFC), José de Paula Barros Neto; a Superintendente Estadual do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Eliane Brasil; Francisco das Chagas, também do BNB; e a Pró-Reitora de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Cristiane Borges.
Após a aprovação da prestação de contas técnicas e do relatório de auditoria referentes ao fechamento do ano de 2024, foi exibido um vídeo com uma síntese dos resultados do ano passado e a Superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes, apresentou números relativos à performance do Instituto nos três primeiros meses de 2025, indicando a busca pelo equilíbrio entre receitas e despesas em prol da sustentabilidade da entidade. Além disso, Dana também destacou as principais ações a serem intensificadas ao longo do ano, a exemplo do Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL), as consultorias, o Programa de Educação Executiva Internacional, a atuação como Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), entre outras.
“A transformação digital pela qual a toda a Federação vem passado tem nos ajudado a automatizar processos e isso facilita muito as nossas ações. O IEL consegue entregar tanto, e inclusive ser fornecedor para IELs de outros Estados, porque as pessoas passaram a ter uma atuação muito mais estratégica, eliminando processos manuais que dificultavam o seu trabalho. Implantamos várias ferramentas e tecnologias não só para aperfeiçoar o trabalho do nosso time, mas também para melhorar a experiência do cliente e esses ganhos foram fundamentais na conquistas desses resultados”, frisou a Superintendente.
O Presidente Ricardo Cavalcante elogiou os resultados e parabenizou todo o time do IEL Ceará pelas entregas. “Eu vejo esse impulsionamento do IEL muito motivado pela capacidade de estar perto do cliente para compreender o que precisa ser feito. Essa mudança mostra que a gente está antenado com o que o mercado está cobrando, especialmente os jovens. Realmente, os resultados de 2024 foram espetaculares e eu espero que este ano a gente consiga aumentar cada vez, sempre auscultando a sociedade para entender o que ela está querendo e fazer as entregas, não oferecer algo que a sociedade não quer. A gente trabalha em prol da indústria, mas fora isso precisamos compreender que fazermos parte da sociedade e temos que empreender ações que sejam importantes para ajudar as demais pessoas. Para esse ano, o que a gente poderia fazer é incrementar a aproximação com a universidade, trazendo mais os jovens para perto da gente, para perto da indústria”, afirmou.
Os conselheiros que participaram da reunião também parabenizaram o desempenho do IEL e ressaltaram o empenho do Instituto em não só realizar diversas ações que surtem impacto na sociedade, mas também a preocupação em manter a sustentabilidade financeira do Instituto. “A FIEC está indo além de acompanhar o que a sociedade está cobrando. Está induzindo o seu desenvolvimento com todas as suas ações. Porque muitas vezes nem todo mundo sabe para onde deve ir. E as Casas do Sistema estão cumprindo essa missão importante”, afirmou a superintendente do Banco do Nordeste, Eliane Brasil.
O Conselho Regional do IEL Ceará tem a incumbência de analisar e aprovar os planos de ação, o resultado das atividades realizadas e o orçamento geral para impulsionar o crescimento do IEL Ceará. Nesta primeira reunião do Conselho Regional de 2025, também estiveram presentes a Gerente de Estratégia e Negócios do IEL Ceará, Jamille Alencar; a Gerente de Inovação e Pesquisa do IEL Ceará, Margaret Lins; e a Gerente de Planejamento da FIEC, Débora Capistrano.