telefone(85) 4009.6300

IEL Ceará conclui primeira imersão em liderança feminina do programa Indústria Delas

28/03/2025 - 18h03

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) realizou, nesta sexta-feira (28/03), na Casa da Indústria, o encerramento da imersão em liderança feminina promovida para 50 mulheres profissionais do próprio IEL. Ao longo de dois encontros realizados neste mês de março, com o primeiro encontro no último dia 18, a programação teve o objetivo de oferecer às participantes diversas atividades voltadas a aprendizados, conexões e transformações em suas carreiras profissionais. O treinamento focou em uma abordagem inovadora e vivencial, proporcionando momentos de meditação, aulas sobre autoestima e inteligência emocional, dinâmicas, exercícios, partilhas de experiências e uma sessão prática de canoagem.

A psicóloga organizacional, consultora e mentora de carreiras, Flávia Ibiapina, foi responsável por conduzir a jornada de conhecimentos durante a imersão. A palestrante aprofundou o público na história das mulheres e suas conquistas na sociedade, abordando os desafios do mercado de trabalho e a crescente capacitação feminina para exercer cargos de liderança e buscar a equidade de oportunidades no mundo corporativo, destacando a força da mulher, sua potência e capacidade de gerar soluções.

"Esse projeto do IEL Ceará já está trazendo muitos frutos. Foram dois dias maravilhosos de muita imersão, autoconhecimento e reflexões sobre estratégias de liderança. Hoje o nosso foco foi a gestão de rotina e práticas de liderança feminina, e o que nós vimos foram participantes muito sedentas para ouvir mais sobre os assuntos abordados, dispostas a viver muitas trocas em grupo e a superar todos os desafios. Estamos muito felizes com os resultados e impactos positivos dessa vivência", avaliou Flávia.

Mesmo no início do projeto, o Indústria Delas já se apresenta pujante para atender ao propósito de reforçar a presença feminina em cargos de destaque nas empresas, segundo destaca a Gerente de Educação e Trilhas de Carreiras do IEL Ceará, Lourena Teixeira Cordeiro.

"O nosso sentimento é de dever cumprido com a entrega de um programa 100% feminino, que desenvolve a liderança e nos faz entender a capacidade que temos de trabalhar a nossa essência, nos ajudando a identificar o que precisamos aperfeiçoar para nos tornarmos boas líderes. Fizemos esse piloto com as mulheres do IEL Ceará na perspectiva de como podemos nos desenvolver e trazer para o nosso dia a dia o que temos de melhor: nosso profissionalismo, nossos talentos, nossa sensibilidade, nossa competência e resiliência", afirmou.

Concentradas em debates, trabalhando em grupos ou exercitando a criatividade de forma individual, as participantes levam desse treinamento um amplo leque de aprendizados e insights valiosos para o cotidiano, tanto no campo profissional quanto na vida pessoal. Daniely Reis, instrutora do IEL, deixou a Casa da Indústria com o sentimento de gratidão e muita inspiração para seguir focada no desenvolvimento diário das capacidades femininas.

"Para mim, foi uma alegria imensa e uma experiência ímpar participar desses dias de formação. Os aprendizados foram riquíssimos, e foi gratificante vivenciar o reforço do nosso coletivo, da nossa equipe, e perceber o quanto isso é importante para fortalecermos nossos vínculos no dia a dia, sempre pensando no projeto de carreira enquanto lideranças femininas. Essa iniciativa desperta em nós muitas emoções, nos faz olhar para nossa carreira, nossa trajetória, nossos relacionamentos e para a vida de uma maneira mais afetuosa, entendendo que tudo isso foi importante para nos trazer até aqui. Muita gratidão ao IEL e à Dana Nunes, nossa superintendente, por essa oportunidade", relatou.

Para a assistente administrativa da área de Inovação e Pesquisa do IEL Ceará, Amélia Gondim, os encontros foram valiosos para fortalecer as aptidões e habilidades das mulheres, de forma individual e coletiva, trazendo novos olhares e convidando as equipes a adotar novas práticas no dia a dia.

"Esse treinamento foi fundamental para o nosso desenvolvimento profissional e pessoal, proporcionando autoconhecimento e identificando o que podemos trabalhar dentro das nossas potencialidades. Sou muito grata à nossa superintendente Dana Nunes e a todas as lideranças do IEL Ceará. Vivemos um momento que convida todas as mulheres a terem consciência de suas capacidades. Isso é muito importante, porque queremos nos desenvolver para apresentar soluções de inovação, com qualidade e competência. Quando desenvolvemos o que há dentro de nós, crescemos e podemos, coletivamente, contribuir melhor com nosso time, impulsionando o crescimento constante", compartilhou.

Sobre o programa

O Indústria Delas é uma iniciativa pioneira do Sistema FIEC, por meio do IEL Ceará, e tem como objetivo desenvolver habilidades e competências essenciais para o crescimento profissional e a ascensão de mulheres a cargos estratégicos, com foco em autenticidade e propósito.

As atividades do programa visam fortalecer a presença feminina no mercado de trabalho, na indústria e nos espaços de liderança. O planejamento do Indústria Delas envolve diversas modalidades de capacitação para mulheres, incluindo palestras, cursos, workshops, mentorias e programas imersivos.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright