Indústria Delas: IEL Ceará impulsiona liderança feminina em imersão transformadora
O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), por meio do programa Indústria Delas, realizou na terça-feira (18/03), no hotel Praiano, o primeiro dia da imersão em liderança feminina para 50 mulheres do Sistema FIEC com uma abordagem inovadora e vivencial. A iniciativa tem como principal objetivo gerar uma experiência de aprendizado, conexão e transformação, impulsionando o protagonismo das mulheres em suas carreiras. Para isso, contou com diversas atividades em um dia inteiro de muita reflexão e autoconhecimento, incluindo meditação, aula sobre autoestima e inteligência emocional, dinâmicas, exercícios, partilhas de experiências e uma sessão prática de canoagem. A imersão prossegue no dia 28 de março, na Casa da Indústria, com outras atividades focadas no desenvolvimento das participantes.
No primeiro momento da imersão, as participantes foram convidadas a estarem em círculo, revivendo práticas ancestrais femininas. Em seguida, foram guiadas em uma experiência sensorial e meditativa com musicoterapia, conduzida por Gleika Veras e Mayara Mell. A prática, conhecida como "Banho de Som", proporcionou um momento de relaxamento e conexão interior, através das vibrações sonoras de instrumentos como taças tibetanas, gongo e flauta nativo-americana, facilitando que cada uma se entregasse à experiência e fortalecesse seu estado de presença no momento.
A psicóloga organizacional, consultora e mentora de carreiras, Flávia Ibiapina, conduziu as participantes em uma jornada de autoconhecimento que começou com uma retrospectiva da história das mulheres ao longo das gerações em todo o mundo. Ela explorou as raízes de comportamentos que persistem até hoje e mostrou como alguns sabotadores do feminino impedem a realização das mulheres em suas carreiras. “Existe todo um histórico que nos fez chegar até aqui. Mas o que nos trouxe até aqui não é o que nos vai levar adiante. Muitas mulheres vivenciam os mesmos desafios e quando elas compartilham essas experiências isso gera força, potência e ações de solução”, afirmou Flávia.
A especialista abordou ainda temas como autoestima, inteligência emocional e gestão do tempo, apresentando ferramentas práticas para o desenvolvimento de competências e habilidades nessas três áreas. ”A gente não alcança esse lugar de realização sem construir ou fortalecer a autoestima feminina”, destacou.
Na opinião da assistente administrativa da área de Educação Executiva e Trilhas de Carreiras do IEL Ceará, Maria Clara da Silva, a imersão foi um momento de muito aprendizado e reflexão. “O papel da mulher na liderança vai além da ocupação de cargos de poder, representando não apenas papeis familiares e sociais, mas também a força, a sabedoria e a dedicação que ela carrega. A Flávia nos trouxe de maneira reflexiva a importância desse papel, mas sem esquecer do autocuidado para com nós mesmos, foi um privilégio e oportunidade em participar de um programa tão inovador", avaliou.
A gerente do Núcleo de Convênios e Parcerias da FIEC (Nucop), Cristina Moreira, considera que a imersão proporcionou uma pausa restauradora e expandiu a consciência sobre o seu jeito de ser e agir no ambiente profissional, ampliando os conhecimentos sobre o feminino e a importância da conexão consigo mesma. “A Flávia Ibiapina é uma profissional incrível. A gente vê como precisamos entender, validar e gerenciar as nossas próprias emoções para lidar com os desafios e gerar resultados para a empresa”, pontuou.
Irene Stacchini, consultora de negócios Key Account da área de mercado do Sistema FIEC, também participou da imersão e salientou que a experiência foi muito enriquecedora. “Foi super impactante positivamente. Ela me tocou muito no âmbito emocional porque a Flávia faz com que reflitamos sobre o nosso eu de forma que isso empodere o nosso profissional. Ela fez com que eu conseguisse olhar de uma forma mais abrangente o quanto eu tenho potencial e o quanto eu posso melhorar as minhas qualidades pessoais e profissionais. Foi muito gratificante, um grande privilégio participar desse momento ímpar”, opinou.
Conexão com a natureza
Após a aula, as participantes da imersão se aventuraram em uma dinâmica marítima, com uma sessão de canoagem em canoa havaiana. A atividade, que estimula o trabalho em equipe e a conexão com a natureza, proporcionou momentos de lazer e descontração, além de fortalecer habilidades de liderança, comunicação e cooperação. De acordo com Marília Nobre, do Vibe Va'a Club, que conduziu a prática, a vivência na canoagem proporciona diversas lições como a importância da comunicação, confiança, resiliência e adaptabilidade, que podem ser aplicadas diretamente em contextos profissionais, impulsionando equipes e organizações a alcançarem um desempenho superior.
Além disso, a experiência é uma oportunidade para que os profissionais de qualquer empresa aproveitem alguns momentos de lazer fora do ambiente de trabalho, aliviando o estresse, já que a canoa havaiana é uma atividade realizada ao ar livre, em meio à natureza, o que propicia a sensação de bem estar. "A canoa havaiana abraça o espírito de equipe e cooperação, bem como incentiva as pessoas a trabalharem juntas para atingir um objetivo", explicou.
Para a assistente administrativa da área de Inovação e Pesquisa do IEL Ceará, Victória Sousa, a prática gerou diversos insights e sentimentos positivos em relação à sua equipe. “Uma das coisas que eu refleti no mar foi: como é importante, para profissionais em ascensão, ter pessoas que nos apoiam, e vibram por cada vitória que conquistamos. Na hora, vibravam quando eu vencia o medo e mergulhava, vibravam quando eu conseguia subir, e isso é um reflexo da equipe que tenho hoje no dia a dia, e tem feito para mim a diferença”, comentou.
Um mergulho no universo feminino
Lançado na semana passada, o programa Indústria Delas busca fortalecer as mulheres para o exercício da liderança - seja a liderança de si mesmas ou a liderança de outras pessoas. Nesta primeira ação após o lançamento, a proposta é desenvolver primeiramente as profissionais do próprio IEL Ceará e de outras áreas correlatas do Sistema FIEC para que vivenciem, na prática, a experiência que está sendo oferecida ao mercado. Em reunião realizada no dia anterior ao início da imersão (17/03), com a participação da superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes, as colaboradoras foram apresentadas à estratégia e receberam um kit especial para a participação no evento.
De acordo com a superintendente, o IEL Ceará tem um olhar especial para as pessoas que fazem parte do time e, por isso, nada mais justo que começar o programa com as próprias colaboradoras. “Nós lançamos recentemente o Indústria Delas para o mercado e estamos numa expectativa muito positiva de ter uma atuação muito forte, trazendo toda força e o poder das mulheres. Mas, a gente não poderia seguir para o mercado sem fazer isso para as nossas mulheres, até porque é muito importante a gente seguir nessa qualificação com esse olhar especial para as pessoas”, afirmou.
Dana Nunes ressaltou a importância de trabalhar a liderança feminina em todas as suas dimensões, independentemente de cargos formais. Por isso, a imersão foi elaborada com todo cuidado para permitir que as participantes vivenciem a liderança de forma ampla e integrada. "Muitas empresas trabalham a liderança maior. Mas a liderança maior não faz as coisas sozinha. São as demais mulheres que fazem acontecer. Entendemos a importância de trabalhar a figura feminina e reforçar que a liderança não se restringe a um cargo. Podemos liderar projetos, ideias e transformações dentro das empresas. Essa experiência foi desenhada de maneira muito especial para garantir um desenvolvimento profundo e significativo", explicou a superintendente.
O gerente de RH do Sistema FIEC, Cleiton Oliveira, participou desse momento de integração entre as participantes da imersão. Ele disse estar feliz em ver a cultura do cuidado do Sistema FIEC sendo abarcada pelos serviços das Casas, pelo negócio. “Quando a Dana me apresentou o projeto, achei fantástico. Para oferecermos algo de valor ao mercado, precisamos primeiro sentir na pele essa experiência. Nessa imersão, estamos vivenciando o produto e vamos ver como vamos sair depois disso, trazendo esse encantamento, esse cuidado, desde o início, desde a concepção e olhar para todas as mulheres de maneira especial. Não importa o nível que estamos, o que importa é que estamos juntos. Quando o IEL faz isso com esse formato, eu me realizo como RH. Significa que os nossos negócios estão chegando num grau de maturidade que nós queremos, sendo, de fato, aquilo que a gente quer que as pessoas enxerguem que a gente é no dia a dia, na nossa essência”, disse.
Liderança feminina em foco
O programa Indústria Delas tem como objetivo desenvolver habilidades e competências essenciais para o crescimento profissional e a ascensão a cargos estratégicos, com foco em autenticidade e propósito. A ideia é fortalecer a presença feminina no mercado de trabalho, na indústria e nos espaços de liderança. O programa conta com diversas modalidades de capacitação para mulheres, incluindo palestras, cursos, workshops, mentorias e programas imersivos. O programa é pioneiro no Sistema Indústria no Brasil.