Em reunião mensal de associados, SIMEC homenageia ArcelorMittal por campanha vitoriosa no Desafio Internacional do Aço nas Américas
O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico no Estado do Ceará (SIMEC) realizou, na última terça-feira (11/03), na Casa da Indústria, sua reunião mensal com participação da diretoria e associados. Além de palestras e informes sobre pautas relevantes para o setor, o encontro deste mês também contou com a entrega de uma homenagem a colaboradores da ArcelorMittal Pecém e estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC) pelo título de campeão na etapa regional das Américas da competição Steel Challenge 19, tradicional desafio internacional que envolve a execução de simuladores de siderurgia durante uma intensa imersão de 24 horas.
A empresa homenageada foi bicampeã das Américas no Steel Challenge 19, realizado no final de 2024. A ArcelorMittal Pecém conquistou todo o TOP 10 na categoria industrial da competição. Conhecida como o Desafio do Aço, a disputa é promovida pela World Steel Association (WSA), com a participação de todas as empresas que fazem parte da Organização Mundial do Aço. A iniciativa tem o objetivo de atrair, desenvolver e reter talentos da engenharia para o setor. Os times classificados participarão do mundial, na Austrália, em abril. Além dos colaboradores da produtora de aço, estudantes do curso de Engenharia Metalúrgica da UFC também conquistaram a classificação e o título na categoria estudantil. Os discentes participam do desafio com o apoio da ArcelorMittal.
Segundo a diretoria do sindicato, a condecoração é uma oportunidade de reforçar o reconhecimento à ArcelorMittal por seus feitos notáveis nos cenários nacional e internacional, assim como pelo compromisso da indústria do aço com o desenvolvimento sustentável e suas iniciativas exemplares no Ceará, especificamente com a atuação no Porto do Pecém. "É muito importante termos esse momento de homenagear o pessoal da ArcelorMittal, representado por seus funcionários e estudantes de engenharia, nessa grande participação no desafio internacional Steel Challenge, que proporciona muitos aprendizados e também a oportunidade de acompanharmos soluções e inovações na indústria", destacou o presidente do SIMEC, César Barros.
Estiveram presentes, além dos representantes das equipes, a gerente de Comunicação e Relações Institucionais da ArcelorMittal Pecém, Emanuela França, e o coordenador das iniciativas do Steel Challenge na ArcelorMittal Pecém, Alex Nascimento.
"Esse desafio promove uma competição baseada na meritocracia, buscando explorar o conhecimento metalúrgico dos profissionais inseridos no mundo siderúrgico. Foram mais de 300 empresas e 300 instituições de ensino participando do desafio, nas duas categorias (industrial e estudantil). Tivemos a felicidade, pelo segundo ano consecutivo, de estar aqui com a ArcelorMittal e a equipe conquistando o título de campeã regional. Agora, a turma está se preparando para abril e para a grande final. Vamos rumo ao título", celebrou Alex Nascimento.
Analista de Metalurgia e Qualidade da ArcelorMittal Pecém, o cearense Leandro Ribeiro recebeu uma placa do SIMEC por ter se destacado em 1º lugar na categoria industrial do Desafio do Aço em 2024. O vencedor ressaltou a importância do desafio para a evolução de estratégias voltadas à produção de aço, assim como a grande oportunidade de colocar em prática estudos e aprendizados adquiridos na faculdade e no cotidiano da indústria no Pecém.
"O desafio consiste em produzir um aço previamente especificado pela World Steel Association. Temos 24 horas para produzir esse aço e vence quem conseguir fabricá-lo com o menor custo possível. Passamos por uma etapa de treinamento, desenvolvemos estratégias e, no dia da competição, conseguimos aprimorá-las ainda mais. Foi muito bom. Acho que desempenhei bem tanto durante os treinos quanto no dia da competição. O simulador é bem completo e complexo, envolvendo tudo o que estudamos na faculdade e aplicamos na indústria, desde a seleção de sucata até o refino. Nossa equipe tinha 12 pessoas na categoria industrial e quatro na estudantil. Conseguimos cumprir bem a proposta para a qual nos preparamos", avaliou Leandro Ribeiro.
Palestras
Na programação da reunião mensal de março, o SIMEC promoveu palestras que abordaram temas de interesse da indústria. A advogada Luciana Lobo, do escritório R. Amaral Advogados, ministrou uma palestra sobre "Mercado de Carbono: O que é e o que muda no Brasil após a Lei nº 15.042". Em seguida, o advogado Eduardo Aragão, da Aragão Advocacia, discutiu temas trabalhistas com a legislação atualizada de 2025. Já o diretor do Polo Empresarial Porto do Pecém, José Neto, apresentou informações sobre os promissores empreendimentos industriais do novo polo.
"Neste encontro de março, além da homenagem à ArcelorMittal Pecém, trouxemos advogados do SIMEC para abordar temas relevantes sobre tributação, mercado de carbono e legislação trabalhista, entre outras pautas. Outro momento significativo foi a oportunidade de conhecer mais sobre o Polo Empresarial Porto do Pecém, onde diversos empreendimentos serão instalados, incluindo indústrias da nossa área, dentro de um amplo complexo que integra logística, serviços e indústrias. Cumprimos, assim, nossa missão de levar essas novidades da melhor forma para os empresários associados do SIMEC", detalhou César Barros.