Visita de benchmark entre SESI CE e SESI MG – Fortalecendo parcerias estratégicas no setor de segurança e saúde
Entre os dias 17 e 20 de fevereiro, uma equipe composta por Cesar Ferreira (Coordenador de Segurança e Saúde do Trabalho), Bertran Rodrigues (Engenheiro Coordenador de Segurança do Trabalho), Cláudio Junior (Analista de Sistemas) e Francisco Bordalo (Engenheiro de Segurança e preposto do contrato ArcelorMittal Pecém), da Unidade de Saúde e Segurança para a Indústria (Unissin) do SESI Ceará, realizou uma visita de benchmark ao SESI de João Monlevade, na região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais.
Reconhecido como parceiro estratégico de diversas indústrias, especialmente no Vale do Aço, o SESI MG tem desempenhado um papel fundamental na promoção da segurança e saúde do trabalho, com altos índices de confiabilidade operacional. A visita teve como objetivo aprofundar o conhecimento sobre as melhores práticas em segurança e saúde do trabalho, além de explorar soluções inovadoras e estratégias adaptáveis para o setor industrial. Durante a ocasião, o time do SESI Ceará também visitou as unidades da ArcelorMittal e Samarco, duas grandes referências do setor de mineração, localizadas em Minas Gerais.
“A realização deste benchmark foi essencial, proporcionando uma visão aprofundada das melhores práticas em Segurança e Saúde do Trabalho adotadas por grandes players como ArcelorMittal e Samarco. A troca de experiências com o SESI MG, reconhecido por sua excelência técnica e operacional, foi altamente enriquecedora, ampliando nossa visão estratégica e gerando importantes reflexões sobre a gestão de terceiros. Esse serviço, já prestado na ArcelorMittal do Ceará, nos permitiu identificar oportunidades de expandir nosso escopo de atuação, fortalecendo nossa capacidade de operar com mais eficácia e segurança”, afirmou Cesar Ferreira.
A iniciativa foi impulsionada pela criação de um framework estratégico para a unidade de Segurança e Saúde da Indústria, com foco na Transição Energética e no apoio aos investimentos no Estado do Ceará. Durante os encontros, foram explorados diversos ecossistemas industriais, identificadas novas oportunidades e avaliadas soluções inovadoras para modelos de atuação flexíveis e adaptáveis. O principal objetivo é apoiar a instalação de empreendimentos voltados para a geração de hidrogênio e amônia verdes no Ceará, ao mesmo tempo em que se busca fortalecer as operações já estabelecidas com clientes estratégicos.