Aluna do SENAI Ceará conquista 1º lugar nacional do SAEP no curso técnico de modelagem de vestuário
Vilene de Souza Oliveira é um nome da jovem de 20 anos que alcançou uma grande conquista: o 1º lugar nacional do SAEP no curso técnico de Modelagem (na área de Vestuário), entre todos os departamentos regionais do SENAI. O SAEP é o sistema que verifica a demanda de cursos dos SENAI em cada estado, como o desenvolvimento e a qualidade das ofertas, a efetividade e a eficácia do ensino e da aprendizagem.
Quando perguntada sobre o que foi responsável pelo resultado no SAEP, ela responde: “Tenho certeza de que foram os docentes, porque eu não sabia de nada, quando cheguei aqui. Então, são os instrutores qualificados do SENAI. Foram eles que me motivaram e me qualificaram para ter essa nota”, disse.
"O foco da gestão do Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, e sua Diretoria, temos mantido é manter o alto nível de excelência em nossos cursos de qualificação profissional, no SENAI Ceará. Prova disso é que estamos muito bem posicionados no SAEP, que é o principal indicador nacional sobre a qualidade da formação técnica, que avalia se nossos alunos estão sendo preparados com as competências necessárias para atender a este mercado de trabalho cada vez mais exigente. Para isso, temos laboratórios modernos, infraestrutura atualizada e, sobretudo, investimos constantemente na capacitação dos nossos instrutores", afirma o Diretor Regional do SENAI Ceará e Superintendente do SESI Ceará, Paulo André Holanda.
Cláudia Castro, instrutora do SENAI na unidade da Parangaba, foi a primeira educadora a ter contato com Vilene, ainda em 2022, quando a jovem ingressou em um curso, ao participar do “Fortaleza + Futuro” - um projeto da Prefeitura de Fortaleza, em parceria com o SENAI. Ela lembra bem de perceber o interesse da aluna pela modelagem e seu destaque, entre os colegas de turma:
“Ela gosta de pesquisar. Você passa uma tarefa e ela sempre faz a mais; sempre está colaborando. A Vivi usa a seu favor essa facilidade que a juventude tem com a internet. Além disso, ela é uma pessoa muito madura para a idade dela, tem essa alma de sabedoria, de acumular conhecimento”, comenta.
Vilene também foi escolhida como competidora representante do SENAI Ceará na WordSkills, na área específica de vestuário. Esta é a maior competição mundial de educação profissional, que é bianual e envolve mais de 70 países.
“A gente tinha duas candidatas para disputar a WorldSkills. Mas, quando fomos analisar quem teria esse perfil de estabilidade, de mais confiança, de mais segurança, a Vivi estava à frente, porque ela sempre foi essa pessoa madura”, lembra Cláudia.
“O SENAI representa para mim um apoio, a minha segunda casa; é como se fosse um abraço porque é confortável saber que eu estou aprendendo na maior escola profissionalizante da América Latina”, declara Vilene.
Hoje, a rotina diária é bem preenchida, tanto pelo curso quanto pela preparação para a WorldSkills. Mas os planos também são de entrar no Ensino Superior.
“Pretendo, futuramente, fazer uma faculdade. Mas tenho certeza de que o que eu aprendi aqui vou aprender na faculdade”, conclui.
SENAI Ceará: destaque no SAEP
Em dezembro do ano passado, mostramos que o SENAI Ceará ficou acima da média nacional no Indicador de Desempenho da Avaliação Profissional (IDAP) do SAEP, que é Sistema de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica do Departamento Nacional.
No comparativo, a média nacional dos departamentos regionais do SENAI é de 7,6. O Ceará conquistou a marca dos 7,8. O resultado é alcançado por meio da aplicação de provas objetivas (online) e práticas junto a alunos do SENAI em cada departamento regional. A pontuação serve de base para a tomada de decisões na gestão educacional e escolar.
Fotos: Laura Guerreiro/FIEC