telefone(85) 4009.6300

Comitiva de Conselheiros do SENAI Nacional visita unidades do SENAI Ceará

20/02/2025 - 18h02

Foram dois dias produtivos de visitas (18 e 19/02) às unidades do SENAI Ceará, em Fortaleza e Maracanaú. Os Conselheiros do Departamento Nacional do SENAI, representantes da classe trabalhadora, puderam acompanhar de perto o dia a dia dos laboratórios, salas de aula, ambientes de pesquisa, inovação e capacitação profissional.

Na manhã da terça, 18,  a comitiva foi recebida pelo Diretor Regional do SENAI Ceará e Superintendente do SESI Ceará, Paulo André Holanda, no Instituto de Tecnologia SESI SENAI Prof. Ariosto Holanda, em Maracanaú, onde conheceu os laboratórios, o Centro de Inovação e o Habitat de Inovação. À tarde, foi a vez de conhecer a unidade SENAI Parangaba, em Fortaleza, com sua estrutura voltada para a cadeia têxtil e de vestuário.

“Agradeço ao Presidente Ricardo Cavalcante pela grande contribuição que a FIEC tem proporcionado, por meio das casas SESI, SENAI e IEL, à indústria e à sociedade, com soluções em capacitação, inovação, Saúde e Segurança do Trabalhador - áreas em que somos referência, no Ceará”, disse Holanda. “Agradeço também ao Diretor Geral do SENAI Nacional, Gustavo Leal, por proporcionar essa imersão dos conselheiros em nosso estado, pois estamos recebendo essa equipe do Conselho Nacional do SENAI e representantes da CNI, com os quais tivemos momentos importantes de troca mútua de conhecimentos que apontam para o desenvolvimento do nosso país e, também, sobre as diversas possibilidades para seguirmos contribuindo para a qualificação profissional da classe trabalhadora.”, concluiu.

A comitiva era composta pelos Conselheiros: Osvaldo Olávio Mafra, Presidente da Força Sindical de Santa Catarina e Presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Alimentação de Itajaí; José Pereira dos Santos Fernandes, Tesoureiro Geral do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região e Secretário Parlamentar da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos; Paulo Chitolina, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Canoas (RS); José Roberto Nogueira da Silva, Diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (SP); Nelson Luiz Bonardi, Diretor Jurídico da Nova Central Sindical de Trabalhadores - NCST e Secretário Geral da CNTI; e Pedro Pereira de Sousa, Secretário Nacional dos Trabalhadores no Setor da Indústria de Alimentação - União Geral dos Trabalhadores - UGT.

Além destes, também estavam: Juliana Andrade Féo, Assessora da Diretoria do SENAI Nacional e Secretária do Conselho Nacional SENAI; Carlos Henrique Caldeira Jardim, Superintendente de Negócios Jurídicos e Controle Externo da CNI; e Paula Santos Bruno Macedo, Advogada da Diretoria Jurídica da CNI.

Nesta quarta-feira, 19, a comitiva seguiu para o SENAI Barra do Ceará, onde a visita foi guiada pela Assessora para Transição Energética, Isabela Maciel, pelos laboratórios com foco em energias renováveis, no Centro de Excelência para Transição Energética Prof. Jurandir Picanço.

Depoimentos

“Eu estive em Fortaleza, há algum tempo, visitando o SENAI, e foi surpreendente ver a mudança, nos últimos anos. Quanta coisa nova foi incorporada e a capacidade de adaptação e resiliência de toda equipe, com infraestrutura nova, maquinário novo, a atuação voltada para o que há de mais moderno, de buscar novas tendências para atender a indústria”, comentou Juliana Féo. “E ainda tivemos um um presente que foi conhecer uma turma do SESI, do Novo Ensino Médio, do itinerário de formação técnico-profissional, que faz o curso de energias renováveis. Tenho certeza de que, para mim e para os Conselheiros, representantes dos trabalhadores, foi uma visita muito proveitosa”, disse.

“Para nós, Conselheiros, que recebemos requerimentos de investimentos [dos Departamento Regionais], o que nos deixa felizes e tranquilos é saber que os recursos estão sendo aplicados, que chegam aos trabalhadores e seus filhos, que estão gerando qualificação profissional - e isso nós vimos no Ceará”, pontuou Mafra.

“Estou me sentindo realmente encantado em ver, na prática, os projetos que só vemos no papel, no setor jurídico. Outra coisa que me chamou a atenção foi essa integração entre SESI e SENAI, que é muito evidente aqui no Ceará. Apesar de estar há pouco tempo no Sistema Indústria, sei que isso não é tão comum, o que realmente me deixou muito fascinado”, disse Carlos Jardim, da CNI.

Também foram responsáveis pela recepção à comitiva os Gerentes das Unidades: Carlos Egberto Mesquita (Maracanaú), Enzo Rissi (Parangaba) e Dennes Landim (Barra do Ceará) - este, representado pela Coordenadora Administrativa Jarlene Matos.

 


Fotos:
- Maracanaú: Felipe Barros / Diretoria SENAI Ceará
- Parangaba: Thiago Martins / SENAI Parangaba
- Barra do Ceará: George Lucas / FIEC

 

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright