IEL Ceará capacita equipe da FAEC e do SENAR Ceará para captação de recursos para inovação no setor agro
Reconhecido no mercado por suas soluções em inovação, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) iniciou nesta quinta-feira (13/02), na Casa da Indústria, um treinamento para desenvolver líderes e especialistas da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR Ceará) para a captação de recursos para inovação no setor agro. O treinamento está dividido em quatro módulos e a ideia é capacitar os participantes para o desenvolvimento de projetos que venham a ampliar o acesso de produtores rurais às inovações tecnológicas no campo.
A superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes, prestigiou a abertura do treinamento e deu as boas vindas aos participantes, ressaltando que o Instituto está de portas abertas para contribuir no que for possível com suas soluções. “A FIEC anda de mãos dadas com a FAEC em prol do desenvolvimento do Ceará. Para nós, é uma grande alegria e uma honra poder oferecer o nosso conhecimento, a nossa experiência na elaboração de projetos de inovação para apoiar a FAEC em sua missão de fortalecer os produtores rurais por meio da implementação de inovações tecnológicas”, destacou.
A diretora técnica do SENAR Ceará, Ana Kelly Cláudio, explica que a tecnologia vem impactando cada vez mais os diversos setores da sociedade e com o agronegócio não é diferente. Contudo, pequenos e médios produtores, cooperativas e até grandes empresas do setor enfrentam desafios para obter recursos para financiar essas inovações. É aí que a captação de recursos se torna uma estratégia indispensável para viabilizar avanços tecnológicos. Pensando nisso, a FAEC e o SENAR estão estruturando internamente um setor de projetos e inovação com o objetivo de facilitar o acesso dos produtores rurais cearenses aos diversos mecanismos de apoio à inovação.
“Nós ainda não temos essa expertise e conversando com a Dana pude entender que o IEL é a instituição certa para nos assessorar. O primeiro passo é preparar as pessoas para que possamos ser mais assertivos na captação dos recursos. A atividade rural impõe muitos desafios que podem ser minimizados com tecnologia. Hoje, a mão de obra é muito escassa nos municípios e quanto mais tecnologia levarmos para o campo, mais iremos incrementar a produção, reduzir custos e levar novas realidades aos produtores”, afirmou.
O primeiro módulo da capacitação foi ministrado pelo especialista em inovação do IEL Ceará, Fábio Braga, que apresentou um panorama geral da captação de recursos reembolsáveis ou não reembolsáveis em instituições de fomento para inovação no agro, e as principais fontes de financiamento, desde o fomento público, passando por editais específicos até as principais linhas de crédito, investimentos privados e as parcerias público privadas.
O próximo módulo, no dia 19/2, será ministrado pelo consultor do IEL Ceará, Renato Melo e irá abordar aspectos técnicos, como os elementos essenciais dos projetos e como deve ser feita a sua estruturação de modo a garantir a sua aprovação. Haverá também uma oficina prática onde os participantes irão simular a elaboração de projetos e a última etapa do treinamento irá abordar a gestão e a execução dos recursos captados.