Sindroupas e Banco do Nordeste assinam acordo de cooperação técnica para facilitar acesso a crédito
Empresas do trade da moda e associadas ao Sindicato das Indústrias de Confecções de Roupas de Homem e Vestuário no Estado do Ceará (Sindroupas) terão acesso a linhas de crédito de financiamento do FNE, junto ao Banco do Nordeste. O acordo de cooperação técnica entre o Sindicato e a instituição financeira foi assinado nesta quarta-feira (15), na Casa da Indústria, e contou com a participação do Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante; de Lívio Tonyatt, Superintendente Estadual do Banco do Nordeste; e do Presidente do Sindroupas, Lélio Matias. Além dos citados, estiveram presente o Presidente da Câmara Setorial da Moda, Paulo Rabelo ; Daniel Gomes, Presidente do Sindconfecções; o Superintendente de Relações Institucionais da FIEC, Sérgio Lopes; a Gerente Executiva Estadual do Banco do Nordeste, Jeania Gomes;e a especialista técnica em Têxtil e Vestuário do SENAI Ceará, Daniele Caldas Vasconcelos
Para o Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, a iniciativa vai unificar os sindicatos e fortalecer o segmento da moda do Ceará. “Precisamos qualificar o setor. O Senai assumirá as oficinas no interior do estado, e nós temos interesse de que o Banco do Nordeste possa fazer um trabalho novo, no sentido de financiar essas oficinas”, ressaltou Ricardo Cavalcante.
A expectativa é gerar 30 mil novos empregos, somente na cadeia produtiva da moda, até o fim de 2022. “Esse acordo vai permitir que o Banco do Nordeste faça novos investimentos. Vamos conseguir disponibilizar mais recursos para o setor, e de forma mais célere. Será uma oportunidade de crescimento para as empresas”, avalia o Superintendente do Banco do Nordeste, Livio Tonyatt Barreto da Silva.
Desenvolvimento
O Presidente do Sindroupas, Lélio Matias, avalia a celebração do acordo como uma sinalização positiva do BNB para o segmento. “Vamos levar ao micro, pequeno, médio e grande empresário o acesso ao crédito de forma diferenciada, a partir das ações do Programa 100% CE”, afirma.
A ideia é que o acordo de cooperação técnica seja estendido aos demais sindicatos que atuam no trade da moda. O Presidente do Sindicato das Indústrias de Confecção no Estado do Ceará (Sindconfecções), Daniel Gomes, acredita que a parceria com o BNB é sinônimo de desenvolvimento. “Crédito é desenvolvimento, produção e negócio”, ressalta.