telefone(85) 4009.6300

Karina Frota publica artigo no jornal O Povo sobre Internacionalização e competitividade global

01/07/2021 - 18h07

A gerente do Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Karina Frota, teve artigo publicado no jornal O Povo, nesta semana. Confira a seguir o texto na íntegra:

Internacionalização e competitividade global

A internacionalização é um processo recente para a maioria das empresas cearenses. O acesso ao mercado internacional requer postura empresarial ousada. É uma alternativa estratégica de desenvolvimento que propicia uma dimensão global à a empresa, proporciona vantagens competitivas e estímulos para se tornar mais eficiente.

Nesse contexto, a logística é utilizada de forma coerente com as metas da empresa em termos de competitividade, tornando-se assim, o ponto forte na estratégia para vencer a acirrada concorrência internacional. A maior parte da literatura sobre internacionalização de empresas apresenta a estratégia logística como responsável pelo sucesso da inserção internacional.

As empresas cearenses, brasileiras e de outras nações do mundo sentiram que, especialmente, nos últimos meses, o aumento exponencial dos fretes marítimos e a falta de contêiners, impactaram de forma expressiva a competitividade empresarial. Na análise da série histórica, o transporte marítimo, responsável por mais de 95% das operações comerciais do Ceará, disparou e chegou ao valor mais alto da história.

Além do período em que as atividades econômicas foram interrompidas, a mão de obra reduzida, os contêineres estagnados em portos de todo o mundo e a oferta restrita, algumas linhas marítimas foram suspensas.
Após quinze meses do início da pandemia no estado, as empresas passam por sérios problemas relacionados a disponibilidade de frete marítimo internacional e valor elevado de tarifas. Antes do início da pandemia, o valor de um frete marítimo China - Ceará era em torno de USD 2,000.

Hoje, o valor pode ultrapassar os USD 10,000 para um contêiner de 40 HC. Usuários desse tipo de serviço afirmam que, além do alto preço, enfrentam atrasos de navios e alterações nas escalas. As incertezas sobre o futuro ameaçam a competitividade internacional. É fato que "mar calmo nunca fez bom marinheiro", mas a logística é uma cadeia estratégica. Para fortalecer e preparar as empresas brasileiras para o mercado internacional é essencial organização e estabilização da logística global.

Karina Frota
Gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEC

O artigo está disponível online para assinantes e na versão impressa. Clique AQUI e confira.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright