Paulo André Holanda apresenta instalações do SENAI Maracanaú, Instituto SENAI de Tecnologia, Centro de Inovação SESI e SESI SENAI Barra do Ceará ao Diretor de Operações do SENAI Nacional

O Diretor Regional do SENAI Ceará e Superintendente do SESI Ceará, Paulo André Holanda, recebeu, na manhã do dia 17/08, o Diretor de Operações do SENAI Nacional, Gustavo Leal Sales Filho, em uma visita ao SENAI Maracanaú, Instituto SENAI de Tecnologia (IST) e ao Centro de Inovação SESI (CIS) em Maracanaú.
Paulo André estava acompanhado pelo Gerente do IST, Carlos Egberto; da Coordenadora do Habitat de Inovação e da área de projetos, Camila Forte; da Coordenadora da Consultoria, Érika Lorena; do Coordenador de PDI, Ataliba Holanda, da Coordenadora do Centro de Inovação do SESI, Luciana Cavalcante, da Coordenadora do administrativo Tanille Eliziaria; da Coordenadora Pedagógica, Ana Paula; da Coordenadora Administrativa Financeira, Ana Virgínia; além da Especialista em Gestão em Saúde do SESI, Ana Karine. Outros colaboradores também se juntaram à comitiva, consolidando um grupo diversificado e engajado nessa visita.

Como parte da agenda, Gustavo Leal teve a oportunidade de conhecer os alunos competidores da ocupação Mecatrônica, João Pedro e Júlia Fernanda, representando o SENAI Ceará na WorldSkills Brasil, além de explorar os laboratórios de Química e de Alimentos & Bebidas, dois novos segmentos relevantes na formação profissional para a indústria.
No ambiente de alimentos, a visita foi guiada pelo Especialista da área, Willame Alberto, que apresentou as práticas realizadas nos ambientes de ensino: Frutas e Hortaliças, Pescados e Alimentos e Bebidas. No ambiente de química, a visita foi guiada pelo docente da área, George Meredite, nos laboratórios de Química Analítica, Orgânica e Ambiental, Química instrumental, Biotecnologia e Microbiologia. Vale ressaltar que o município de Maracanaú conta com o maior parque industrial do Estado e a tendência é de crescimento ainda mais acentuado, e o SENAI Maracanaú, com a ampliação de seu portfólio, oferta estas duas importantes áreas para a indústria cearense.

O Diretor do SENAI Nacional também teve a oportunidade de conhecer de perto o Habitat de Inovação SENAI SESI, um espaço que reúne empresas e startups, com ênfase na criação de soluções e no desenvolvimento de novos empreendimentos e soluções para diversos setores industriais, como bebidas, alimentos, química, metal mecânica, microbiologia, biotecnologia, bem como laboratórios voltados para metrologia, CNC e eletrônica. Em cada um desses ambientes, especialistas apresentaram algumas das numerosas soluções já implementadas pelo SENAI Ceará em várias empresas. Na sequência, o Diretor visitou o Centro de Inovação SESI (CIS), que desenvolve projetos de inovação e consultoria na área de Segurança do Trabalho para a indústria.

Ao final da visita, Paulo André Holanda expressou sua gratidão pela presença de Gustavo Leal, destacando o enriquecedor intercâmbio de perspectivas sobre tecnologia, inovação e educação. "As observações de Gustavo Leal foram valiosas e certamente deixaram impressões marcantes em relação ao nosso progresso e às direções futuras", afirmou Paulo André.

Gustavo Leal também compartilhou suas impressões sobre a visita, enfatizando a importância das experiências observadas no Ceará para a criação de programas e projetos de alcance nacional. Ele reconheceu a sintonia entre a transformação digital em andamento no Ceará, incluindo o Observatório, e os objetivos do SENAI em termos de transformação digital. "Visualizo uma notável sinergia que merece uma análise minuciosa, particularmente, por intermédio de uma colaboração sólida", afirmou o executivo.

Sobre o IST, Gustavo Leal mencionou sua positiva surpresa ao constatar que o Ceará havia recebido quase metade dos recursos provenientes do edital da plataforma de inovação do SENAI Nacional. "Isso não acontece por acaso, e despertou bastante meu interesse. Eu queria ver de perto o que estava acontecendo. E a experiência foi muito interessante, pois encontrei aqui um ambiente maduro. Um ambiente maduro para uma atuação sólida em termos de suporte tecnológico e inovação", disse.

A visita não se limitou a Maracanaú; Gustavo Leal também teve a oportunidade de conhecer o Observatório da Indústria e as instalações do SESI SENAI da Barra do Ceará, no dia anterior (16/08).

Na unidade, houve a abertura da segunda fase do Programa SENAI de Qualidade Educacional, projeto da Unidade de Educação do SENAI (UNED) que visa fortalecer a qualidade da gestão escolar nas unidades do SENAI. Gustavo Leal abriu o evento parabenizando a gestão do SENAI: “Os indicadores refletem somente um número, mas são em eventos como este, que vocês estão de parabéns, que nós conseguimos alcançar os resultados”.

A Gerente da UNED, Sônia Parente, agradeceu as palavras e ressaltou que “a qualidade educacional do SENAI é resultado do trabalho de uma equipe engajada que está sempre estimulada pela alta gestão para alcançar a excelência educacional”.

Paulo André Holanda e Gustavo Leal visitaram, na sequência, os laboratórios da área automotiva e de energias renováveis. Durante a visita, alunos do SESI SENAI do curso de Sistemas de Energias Renováveis participavam em uma atividade prática no Laboratório de Energia Solar e demonstraram satisfação em participar de um treinamento moderno e com professores altamente qualificados.

Ao final das visitas técnicas, Paulo André Holanda apresentou as ações do SESI SENAI na área de Energias Renováveis e Hidrogênio Verde, destacando as parcerias nacionais e internacionais que fazem do SENAI Ceará uma instituição de referência na área de energias renováveis e agradeceu o constante apoio da alta gestão do SENAI Nacional para o alcance dos resultados.

O Gerente da Unidade SENAI Barra do Ceará, Sales Brandão, e a Assessora SESI SENAI para Transição Energética, Isabela Maciel, também participaram da visita à unidade.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA