SENAI Ceará, em parceria com Prefeitura de Caucaia, forma 25 pessoas em cursos profissionalizantes

O propósito do SENAI Ceará em levar qualificação profissional à população beneficiou mais 25 pessoas em Caucaia, na região metropolitana de Fortaleza, que concluíram os cursos de almoxarife e assistente administrativo. A solenidade, ocorrida na sede do Centro de Apoio ao Trabalho, Empreendedorismo e Qualificação, Cateq, no Centro do município, é resultado de uma parceria estabelecida entre a prefeitura do município e o SENAI Ceará. Em maio deste ano, as instituições assinaram um Termo de Cooperação Técnica com o objetivo de ofertar formação para os moradores de baixa renda. Ao todo, seis cursos gratuitos serão disponibilizados ainda esse ano, que também conta com os de Salgadeiro, Pizzaiolo, Operador de Computador e Instalador e Reparador de Fibras Óticas, atendendo mais de 100 pessoas no total.

O prefeito de Caucaia, Victor Valim, participou da solenidade acompanhado da Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho da Prefeitura de Caucaia, Natécia Campos, e do Gestor de Empreendedorismo da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho, Fernando Deodoro, que enfatizou os benefícios sociais trazidos pela parceria com o SENAI Ceará.

A instituição ligada à Federação das Indústrias do Estado do Ceará, FIEC, foi representada pela Gerente da unidade do SENAI Centro, Alcilane Mota, e pela Analista do Núcleo Técnico do SENAI Ceará, Cláudia Mara Vasconcelos. Alcilane celebrou a entrega dos certificados e reforçou o papel do SENAI Ceará de promover o processo de qualificação profissional. “Duas ocupações de peso e relevância para que os profissionais agora possam suprir as demandas da indústria. Portanto, são profissionais que entregamos ao mercado de forma assertiva e que vão contribuir para o crescimento do nosso Estado", disse. 

Na mesma linha, Claúdia destacou o trabalho desenvolvido pela instituição. “É sempre uma grande alegria ver jovens concluindo um curso que vai capacitá-los para o mercado de trabalho. É através da educação para o trabalho que eles vão conseguir alcançar seus sonhos”.

Visivelmente sensíveis ao novo momento profissional, os vinte e cinco novos formandos manifestaram muito otimismo com os próximos passos na carreira. “Eu fiz o curso de Almoxarifado e a minha expectativa pós-curso é não só me inserir na minha área de trabalho, que é modelista, mas eu desejo mudar de profissão radicalmente. Então, esse curso foi o primeiro passo para esse meu objetivo”, disse Gilmara Rodrigues.

Os depoimentos expressaram o sentimento de euforia com a conquista. “Meu nome é Isabela e eu tenho 20 anos. Eu sou estudante e estou fazendo vários cursos para me profissionalizar na área de assistente administrativo. Eu descobri os cursos pelas redes sociais e fiquei muito interessada, até pelo fato de ser de graça. Tenho certeza que o SENAI Ceará acrescentará muito no meu currículo”, disse.

Embora o curso tenha durado apenas dois meses, a professora Leide Braz apontou o forte sentimento de fraternidade entre os alunos e fez ótima avaliação. “Eu posso dizer que o SENAI teve uma parceria forte em relação ao ensino e a troca de experiências ao mundo educacional, às novas tecnologias, porque o mercado de trabalho busca do trabalhador”, disse.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA