Representantes do governo de Portugal almoçam na FIEC nesta sexta-feira

Representantes do governo de Portugal participam nesta sexta-feira de almoço na Casa da Indústria com membros do Conselho Temático de Inovação e Tecnologia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), tendo à frente o empresário Sampaio Filho. O almoço celebra a parceria entre o Estado do Ceará e o governo de Portugal, que vai permitir ao Ceará, ser incluído em uma plataforma internacional de ciência & tecnologia a ser instalada pelo governo português no arquipélago dos Açores, o Azores International Research Center (AIR Center). A participação do Brasil foi definida em acordo assinado na última terça-feira, dia 1º, em Brasília, por ocasião da Cimeira Brasil-Portugal, e contará com outros países da União Europeia, África e América do Sul e do Norte. A parceria entre o governo português e o Estado do Ceará será concretizada nesta sexta-feira, quando o Centro será apresentado pelo presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal professor Paulo Ferrão, representando o Ministro da Ciência, Tecnologia e Educação Superior. A palestra será realizada às 9h, no Auditório Paulo Petrola, no Campus Itaperi.

Em seguida será realizada uma reunião com pesquisadores de instituições que serão incluídas nessa primeira fase da parceria, elaborando projetos que possam ser abrigados pelo Centro de Pesquisa em uma de sua áreas estratégicas: Mudanças Climáticas, Oceano, Espaço, Energias e Data Science. Além da UECE e do IST, participam da reunião instituições como Funceme, Labomar, Unifor, UFC e ITA. A programação continua com almoço na FIEC. Em seguida, a comitiva irá dirigir-se à Fundação Cearense de Apoio à Pesquisa (Funcap), onde haverá a assinatura de Convênio de Cooperação entre a instituição e a Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal (FCT), estabelecendo os termos para financiamento recíproco de projetos que farão parte do Azores International Research Center (AIR Center).

A inclusão do Ceará nesse megaprojeto global de estudos e pesquisas tem como origem uma missão científica e diversos eventos realizados em conjunto, desde 2012, por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Estadual do Ceará (Uece), com pesquisadores do Center for Innovation, Technology and Policy Research (IN+), do Instituto Superior Técnico de Lisboa (IST), que até 2015 era dirigido pelo atual Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, professor Manuel Heitor. Em 2014, discutiu-se na Uece, com a presença de representantes das esferas públicas e privadas do Estado, o documento "Pensar o Ceará 2030", elaborado em parceria entre a Uece e o IST, onde se destacava o posicionamento geoestratégico do Ceará para a observação, estudos, pesquisas e negócios para o Atlântico Sul.

Como o Centro a ser instalado pelo governo português, em cooperação internacional, incluirá os países banhados pelo Oceano Atlântico, tendo como escopo a integração Norte-Sul, as conversações dos pesquisadores da Uece voltaram a ser realizadas junto ao agora Ministro de C&T português, que prontamente enviou emissário para um levantamento da capacidade científica do Ceará nas áreas estratégicas que serão tratadas no Centro, além de outras que serão suplementares e complementares para uma visão mais ampla de Ciência e Tecnologia. 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA