Tim Gallwey fala sobre liderança e performance para mais de 800 pessoas

Gestores, líderes, coaches, consultores organizacionais, profissionais envolvidos com desenvolvimento de pessoas e colaboradores do Sistema FIEC convidados acompanharam ontem (27/10), no Teatro do Rio Mar Fortaleza, a palestra “Liderança e Performance” de Tim Gallwey. Considerado o “pai do coaching” e pioneiro no  movimento da psicologia aplicada ao esporte e ao mundo corporativo, Tim falou para mais de 800 pessoas sobre seu método clássico “The Inner Game” (ou o Jogo Interior) , que consiste, dentre outros pontos, em ajudar as pessoas a “aprender a aprender” e pensar por si próprias; a ensinar gestores e executivos a desenvolver colaboradores e equipes; e criar organizações voltadas à gestão de conhecimento e aprendizagem.

“O medo de ser julgado, de não ser bem visto pelos outros, de não ter competência para fazer o que foi pedido dentro do tempo solicitado estão dentre as principais interferências que atrapalham a capacidade de ação dentro das organizações. É o que chamamos de ciclo negativo da performance. E quantos gestores não gostariam de saber como motivar pessoas a fazer o que eles querem”, avaliou durante a palestra.

E como colocar as necessidades das pessoas alinhadas com as necessidades das organizações? “Organizações e colaboradores precisam perceber que seres humanos têm um lado interior, sentimentos e também objetivos diversos. O colaborador, ser humano, é muito mais capaz do que a organização acredita e acredito que temos muitas capacidades não desenvolvidas”, disse.

No programa da palestra, Tim ainda conversou ainda sobre o nascimento do método coaching – e de como esse saiu das quadras de tênis para os escritórios corporativos; as conversas interiores; a fórmula da performance, maximização dos resultados e sobre alguns cases de sucesso, como da Apple.

FORTALEZA - É a primeira vez que Tim vem a Fortaleza, numa promoção do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/CE), ligado à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). Durante sua carreira, Tim assessorou grandes personalidades do esporte e empresas de ponta como a AT&T, IBM, Apple, Coca-Cola, Anheuser Busch, Arco, GE, Harley-Davison, entre outras. Com 78 anos, formou-se em Harvard/EUA, onde se graduou em Literatura e foi capitão da equipe de tênis. A partir dos anos 70 dedicou-se a disseminar seu método de capacitação, ao qual denominou The Inner Game ou O Jogo Interior. Seu primeiro livro - “The Inner Game of Tennis” -  teve foco em demonstrar a aplicação de seu método para atingir a alta performance de jogadores de tênis e vendou mais de 2 milhões de cópias apenas nos Estados Unidos.

A partir daí, Tim Gallwey levou seu conceito para outras áreas do esporte como o golfe e o esqui, e posteriormente, deu início a aplicação da estratégia The Inner Game em empresas e mega-corporações.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA