Vote no projeto da equipe SENAI/CE no desafio da 9ª Olimpíada do Conhecimento

Quatro alunos do SENAI Barra do Ceará estão competindo na 9ª edição da Olimpíada do Conhecimento, que será realizada entre os dias 10 e 13 de novembro deste ano, em Brasília/DF. A equipe “Cangaceiros do Ceará” é composta pelos alunos José Leônidas, Alef dos Santos, Ananias Araújo e João Carlos, da turma de elétrica automotiva do SENAI e disputará a categoria Transporte e Logística, no desafio por equipes da competição, com um carro customizado. São sete grandes provas baseadas em projetos integradores e que representam as áreas tecnológicas da Olimpíada do Conhecimento. Uma delas é Tunning na qual a equipe cearense concorre com equipes do Paraná, Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Distrito Federal. Os cearenses serão avaliados pelos internautas. A votação popular começa semana que vem no site do evento. 

A votação do público é um diferencial desse ano na Olimpíada do Conhecimento. A participação popular vale 10 pontos para a equipe mais votada por categoria, do total de 100 pontos disputados. “Somos fãs do Wesley Safadão e por isso o carro foi pensado para subir as dunas das praias do Ceará e soltar o paredão, coisa que é típica aqui do nosso Nordeste. Nós focamos no som automotivo e no meio do percurso do projeto tivemos a ideia de fazer um carro de rally”, conta um dos meninos.

Cada um ficou responsável por uma área de modificação do carro. José Leônidas pela mecânica: suspensão, motor, escape, aerofólios; Alef dos Santos: sonorização e iluminação; Ananias Araújo: pintura, personalização e adesivagem; e João Carlos: inovação tecnológica do veículo.

Segundo contam, o carro demorou cerca de dois meses para ficar pronto e foi apresentado pela primeira em vez no Mundo SENAI, evento promovido pelo SENAI no Ceará, mês passado. "O carro chegou no final de agosto. Recebemos treinamento específico de som, placas, motor, para reforçar ainda mais o conhecimento. Quando os equipamentos foram chegando, fomos testando e aprimorando o projeto. O SENAI investiu muito na gente", afirma um deles.

O veículo tem uma placa fotovoltaica e uma pintura personalizada pensada na cultura cearense com cores bem vivas. Na suspensão e direção, houve uma preparação para elevar o carro. "Procurei não comprometer a dirigibilidade. É um carro que respeita todos os parâmetros de fábrica, mas tem a suspensão elevada. Na personalização dos bancos, pensei em um carro mais esportivo.O projeto é um estilo de rally, então vem a calhar um carro mais alto, é mais útil", afirma José Leônidas. O som compõe 4 baterias de caminhão de 150 amperes, dois alto falantes de 15 , 6 de 8 polegadas, 6 fenólicos e duas TI, além de um processador digital, uma mesa de som e um reprodutor de música que é um dvd.

Sobre a competição, eles estão ansiosos e confiantes. "Nossa expectativa é o primeiro lugar! Rumo a Dubai! A gente trabalhou, se esforçou foi pra isso mesmo”, afirmam. “Estamos confiantes. Já tô até treinando o meu inglês!", brincou outro.

Sobre a Olimpíada do Conhecimento - A Olimpíada do Conhecimento é hoje uma vitrine da qualidade da educação profissional patrocinada pela indústria brasileira. Além de incentivar a dedicação dos estudantes, é uma forma de avaliar a qualidade da educação oferecida pelo SENAI. O desempenho dos competidores aponta novas tendências tecnológicas e mudanças nos perfis profissionais. Esses indicadores orientam o SENAI na atualização dos currículos nas escolas. A OC é a maior disputa do tipo das Américas. Ela contará com 1.200 alunos entre 10 e 13 de novembro na capital brasileira.

SERVIÇO:
Olimpíada do Conhecimento 2016
Quando: de 10 a 13 de novembro
Onde: Ginásio Nilson Nelson (estacionamento e parte interna) – Brasília / DF
Horário de visitação: 9h às 17h (todos os dias)

- Para mais informações, acesse o site oficial da competição
http://www.mundosenai.com.br/eventos/olimpiada-do-conhecimento/desafios/tunning

- Vote no projeto do carro customizado da equipe cearense do SENAI - acesse aqui. O internauta pode votar na equipe cearense colocando o seu CPF.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA