Presidente da Caixa Econômica Federal participa de reunião com empresários na Casa da Indústria

O Sindicato das Construtoras do Ceará (Sinduscon-CE) promoveu nesta sexta-feira (14/10), na Casa da Indústria, um encontro das empresas associadas com o presidente da Caixa Econômica Federal Gilberto Magalhães Occhi e técnicos do banco. O objetivo era apresentar as necessidades do setor da construção civil e conhecer as principais alterações nos programas de financiamento imobiliário implementadas pela Caixa. O evento contou também com a participação do vice-presidente de Habitação da Caixa, Nelson de Sousa; do vice-presidente de Riscos do banco, Fábio Soares; e do presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC), José Carlos Martins.   

O presidente da FIEC, Beto Studart, abriu o encontro afirmando que a reunião marca um momento especial de diálogo e de esperança. “O fato de o presidente da Caixa estar aqui hoje nos trazendo boas novas mostra que o novo governo é executivo. Reconhece as nossas fragilidades e busca soluções para resgatarmos um ambiente de pujança. Não da forma exuberante como tivemos num passado recente, mas de normalidade. Tanto a construção civil quanto os outros segmentos econômicos estão entusiasmados com essa possibilidade de retomada da economia. O capital estrangeiro já está aportando e estamos criando um cenário macroeconômico positivo para 2017”, declarou.

A programação do encontro contou com a apresentação dos pleitos elaborados pelo setor e trouxe, ainda, discussões temáticas sobre engenharia, avaliação e qualidade; habitação e alocação de recursos; e apoio à produção.

O presidente do Sinduscon-CE, André Montenegro de Holanda, destacou que a intenção do evento era garantir uma maior sintonia de trabalho com a Caixa. “Estamos vivendo um dia inteiro de debates e direcionamentos sobre temas de interesse dos construtores do estado. Vamos aproveitar esse momento para esclarecer pontos importantes e reforçar as nossas demandas para a Caixa”, explicou. Entre os principais assuntos discutidos estiveram os programas de financiamento e a retomada do programa Minha Casa, Minha Vida. 

O presidente da Caixa, Gilberto Occhi, afirmou que tem adotado medidas rápidas de adequação dos programas do banco para apoiar a recuperação da atividade da construção civil. Entre elas, a retomada de financiamentos de imóveis na planta, redução de documentação, repactuação de dívidas com redução das taxas de juros e alongamentos dos prazos para as construtoras venderem. De acordo com ele, a Caixa dispõe de R$ 93 bilhões para 2016, sendo R$ 30 bilhões para serem contratados até o fim do ano – recursos suficientes em sua avaliação para atender a todas as demandas.

“A gente sabe que a velocidade de vendas diminuiu e isso requer uma readequação dos contratos existentes. Nessa repactuação, as taxas podem cair a 12%. Estamos na expectativa que na próxima reunião do Copom haja uma redução na taxa de juros e nós queremos acompanhar nas operações de mercado. Então, além dessas medidas, estamos fazendo estudos para implementar outras melhorias até o fim do ano”, disse.

O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC), José Carlos Martins, ressaltou a importância do encontro e do diálogo entre a Caixa e os empresários. Elogiou a iniciativa e as ações anunciadas pelo banco, mas lembrou que é preciso levar em conta também o operacional. “O empresário precisa ser esclarecido sobre todos os aspectos: como faz para apresentar projeto, quais as características necessárias, quais os documentos. E é isso que esperamos nesse momento de diálogo aberto e franco”, pontuou.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA