Sindienergia debate oportunidades na área de geração distribuída

O Sindicato das Empresas Prestadoras de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará (Sindienergia/CE) realizou, na manhã desta quinta-feira (13/10), o Workshop Geração Distribuída, com o presidente da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABDG), Carlos Evangelista.

Durante a abertura, o coordenador do Núcleo de Energia da FIEC, Joaquim Rolim, destacou a importância do evento. “Essa é uma oportunidade de interação e integração entre empresas do Nordeste, Sul e Sudeste, fundamental para a disseminação das informações sobre geração distribuída”, destacou. O presidente do Sindienergia, Elias do Carmo, disse ser esse um momento ímpar para as empresas de geração distribuída.

O palestrante Carlos Evangelista destacou três pontos fundamentais para o bom desempenho do mercado de geração distribuída, assim como para qualquer outro mercado. São eles: o conhecimento, que colocou projetos de pesquisa em desenvolvimento; a regulamentação, que permitiu a produção e o consumo de energia; e a demanda, fundamental para alavancar qualquer negócio.

“Nós temos um potencial de mercado enorme, que vem abrindo milhares de oportunidades de negócios, de empregos, possibilitando giro na indústria brasileira. Poucos mercados crescem tanto quanto o mercado de energia solar fotovoltaica”, destacou Carlos Evangelista. Entre os demais assuntos do encontro, o potencial do mercado, a capacidade mundial instalada e as vantagens e exemplos de geração distribuída, com destaque para as melhores regiões para implantação no país.

No período da tarde, os participantes participaram de duas visitas de campo: ao Parque Eólico da Prainha, com potência de 10MW, e ao Parque Solar do Grupo Telles, com potência de 3MW. 

  

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA