Workshop sobre Propriedade Intelectual do SENAI Ceará acontece em Maracanaú

O Centro de Excelência em Tecnologia e Inovação do SENAI – CETIS, através do Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT, realiza no dia 13 de outubro, das 13h às 18h, no auditório do SENAI Maracanaú, o I Workshop sobre Propriedade Intelectual do SENAI no Ceará.

O evento é uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/CE), o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e a Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica do Ceará (RedeNit-CE).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui. Podem participar empresas, colaboradores do Sistema FIEC, professores e alunos ligados aos Projetos Integradores do SENAI.

Voltado para o público interno (colaboradores, bolsistas e estagiários do CETIS, bibliotecários e docentes ligados aos projetos integradores do SENAI), acontece nos dias 18 e 19 de outubro, também no SENAI Maracanaú, o Curso de Redação de Patentes, ministrado pelo pesquisador em propriedade intelectual do INPI, Armando Oliveira Mendes Neto. O curso terá duração de 16 horas. As vagas são limitadas. Os participantes deverão trazer notebook para a realização das atividades práticas. Clique aqui para se inscrever.

O workshop tem como objetivo disseminar a cultura da propriedade intelectual no SENAI, nas indústrias e na comunidade na qual está inserida. A temática abordada será a importância da propriedade intelectual e a busca de anterioridade no sistema de patentes. As atividades serão comandadas pelo chefe do Escritório de Exame e Difusão Regional Nordeste do INPI no Ceará, Alberto Rocha, e o técnico em Propriedade Intelectual na RedeNit-CE, Cassiano Oliveira.

O curso de Redação de Patentes tem como conteúdo programático os seguintes assuntos: conceitos, funcionamento do sistema de patentes, redação do pedido, condições para obtenção, acordos internacionais para proteção do pedido no exterior, panorama de depósitos de patentes em escritórios de países – VIA PCT, buscas sobre o estado da técnica e classificação internacional de patentes, indexação de tecnologias baseada na Classificação Internacional de Patentes – CIP, aspectos formais da redação de patentes, aspectos da Lei da Propriedade Industrial – LPI, e aspectos das Instruções Normativas Nº30 e Nº31 do INPI, além de exercícios.

Saiba mais:
A Propriedade Intelectual é a soma dos direitos relativos às obras literárias, artísticas e científicas à proteção contra a concorrência desleal e todos os outros direitos inerentes à atividade intelectual nos domínios industrial, científico, literário e artístico. Em resumo, é o conjunto de direitos relativos à proteção do resultado da atividade intelectual nos diversos âmbitos do conhecimento.

Serviço:
I Workshop sobre Propriedade Intelectual do SENAI/CE
Data: 13 de outubro de 2016 (quinta-feira), de 13h às 18h
Local: Auditório do SENAI Maracanaú, Av. de Contorno, 1395 – Distrito Industrial, Maracanaú

Curso de Redação de Patentes
Data: 18 e 19 de outubro
Local: Sala de reunião – 1º andar – SENAI Maracanaú, Av. de Contorno, 1395 – Distrito Industrial, Maracanaú
Mais informações: pelo e-mail nit.senai@sfiec.org.br  ou pelos telefones 3293 5055 ou 3293 5056.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA