Café com Energia debate integração das energias renováveis na matriz energética nacional

A Casa da Indústria foi palco nesta sexta-feira (7/10) da terceira edição do Café com Energia, uma parceria da FIEC, através dos Núcleos de Economia e Estratégia e de Energia, com a All About Eventos, realizadora do All About Energy. O convidado desta edição foi o representante do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Saulo Cisneiros, e o tema da conversa foi Integração da Energia Eólica e Solar na Matriz Energética Nacional. 

O especialista iniciou a palestra apresentando dados sobre a geração térmica e os desafios do setor. Na opinião dele, a sustentabilidade do sistema energético brasileiro passa, necessariamente, por mais investimentos nessas energias alternativas, melhorando sua eficiência e dotando a matriz energética de redes inteligentes que possam integrar as diversas modalidades desde a produção ao consumo. 

Cisneiros admitiu que a base da matriz energética deve ser composta por todas as fontes energéticas, desde que sejam tecnologicamente modernas, excetuando-se as térmicas à combustível. Para ele, as fontes intermitentes são complementares e não básicas. A escassez de água foi outro aspecto abordada pelo especialista. “É preciso concluir urgentemente a transposição do São Francisco. As térmicas têm que usar a água do mar, dessalinizar é uma necessidade. A água do São Francisco é para consumo humano. Precisamos lutar para que a transposição saia logo”, concluiu.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA