Evento em Juazeiro sobre NR-12 lota auditório do IFCE

Cerca de 350 pessoas lotaram na última quarta-feira (5/10) o auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) de Juazeiro do Norte, para acompanhar a palestra  "NR-12 - Porque se Adequar?", proferida pelo engenheiro de Segurança do Trabalho, consultor e professor do SENAI/CE, Thomas Torres. O evento fez parte do ciclo de encontros que o Conselho de Relações Trabalhistas e Sindicais da FIEC (Cosin) e o SENAI, vem realizando com o intuito de difundir a importância das Normas Regulamentadoras (NRs) entre as empresas cearenses. No próximo dia 13, será a vez de Sobral receber evento tratando sobre a NR-10, com a palestra sendo realizada na unidade do SESI/SENAI daquela cidade, às 15h, pelo professor da PUC de São Paulo, Miranda Júnior.

Ao abrir o encontro, o delegado regional da FIEC no Cariri, Marcos Tavares, destacou a importância da discussão sobre o tema, lembrando que a adequação às normas, impede problemas futuros com custos sociais e financeiros bem maiores. Ele ressaltou ainda da sugestão que dera anteriormente ao presidente da FIEC, Beto Studart, para que levasse também temas do gênero ao conhecimento de trabalhadores e estudantes, como forma de capilarizar o conhecimento. Nesse sentido, Tavares mostrou-se gratificado com a grande presença de pessoas com esse perfil no auditório do IFCE.

Já o diretor-regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, reforçou a fala de Tavares, destacando que o conhecimento é uma das melhores formas de trazer produtividade às empresas, ressaltando que essa tem sido uma das vertentes do SENAI em sua gestão. Para o presidente do Cosin, Jaime Bellicanta, o auditório lotado mostrava a importância do tema e a necessidade das pessoas em adquirirem conhecimento sobre as NRs. De acordo com ele, o Conselho tem esse papel de disseminar a cultura da informação como meio de garantir uma melhor qualificação e a consequente melhoria de produtividade para as empresas.

O engenheiro de segurança do trabalho, Thomas Torres, focou sua apresentação na NR-12, ressaltando que a Norma define referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho. Ele abordou ainda a portaria nº 509, que estabeleceu ajustes pontuais no texto geral da NR-12.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA