Equipamentos de tecnologia e inovação são parte das novas instalações da Escola EBEP

Incorporar modernidade em suas modalidades de ensino está entre as diretrizes do Serviço Social da Indústria (SESI/CE) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/CE). Na manhã desta terça-feira (4/10), aconteceu a inauguração da 2ª etapa da Escola de Educação Básica e Educação Profissional (EBEP), na Parangaba, com apresentação dos seguintes equipamentos: Biblioteca SESI/SENAI, componente da Rede de Bibliotecas do Sistema FIEC – Jaime Machado da Ponte; salas temáticas dos programas SESI Matemática, Google for Education e Lego Zoom Education; e, ainda, laboratório de informática.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Beto Studart, participou da solenidade e foi homenageado pelo superintendente regional do SESI/CE, César Ribeiro, por sua colaboração na formação da Escola EBEP. Em sua fala, César Ribeiro destacou a dedicação e o incentivo do presidente Beto Studart para a realização dos trabalhos desenvolvidos na Escola EBEP, que proporcionam educação de qualidade e ferramentas importantes para o aprendizado diário dos alunos, como jogos educacionais e modelos de tecnologia.

Para ressaltar a importância dos novos equipamentos, o presidente Beto Studart disse ser este um momento importante das transformações de ensino, das formas de ensinar e das formas aprender. “Por isso, nós estamos mostrando para os alunos da Escola EBEP que é importante estudar, e que através do estudo eles, como muitos outros jovens, podem transformar a sociedade”, destacou o presidente.

Na oportunidade, foi aberta a 1ª Semana de Tecnologia e Cultura da Escola EBEP com apresentações artísticas desenvolvidas pelos alunos. Em seguida, realizada visita as novas instalações. O analista do Núcleo de Educação do SESI, Rafael Cavalcanti, que estava participando das apresentações dos equipamentos ressaltou ser fundamental a implantação desses projetos. “São ferramentas que aproximam a educação do dia a dia dos alunos, uma forma de trabalhar a educação de maneira mais contextualizada”.

O momento também foi prestigiado pelos superintendentes do Sistema FIEC, SENAI e IEL/CE; do diretor administrativo da FIEC, Ricardo Cavalcante; e do diretor de operações do SESI Nacional, Marcos Tadeu de Siqueira.

Sobre a Escola EBEP

Inaugurada em janeiro de 2016, a escola gratuita oferta o ensino médio tradicional articulado com cursos técnicos do SENAI, com o objetivo de preparar os alunos para o exercício da cidadania e para o mundo do trabalho. Até o final de outubro, estão abertas as inscrições para o processo seletivo do ano letivo de 2017.

Sobre os Programas

Desde o início do ano, as aulas de robótica da LEGO ZOOM fazem parte das oficinas tecnológicas da escola EBEP, mas contarão agora com uma estrutura exclusiva. Ao utilizar kits com motores, sensores e bloco programável voltados para atividades educativas, as aulas de robótica estão explorando os benefícios de proporcionar exercícios práticos e divertidos aos alunos, enquanto eles aprendem conceitos complexos de física e matemática.

O SESI Matemática, criado pela Firjan, consiste em uma sala de aula especialmente equipada para o ensino de matemática, com jogos interativos e ferramentas tecnológicas. Já o Google For Education traz as ferramentas do Google para dentro da escola, como Google Earth, Google Maps e Google Talk.

Com a implantação definitiva dos programas, os ganhos vão além do conteúdo tradicional das disciplinas, pois a metodologia das aulas oportuniza a reflexão sobre valores humanos, como o trabalho em equipe, a liderança e o respeito.

 

              

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA