No dia do nutricionista, confira 10 dicas de alimentação saudável do SESI

Dia 31 de agosto é o dia do nutricionista. Nesta data, o SESI Nacional enumera algumas recomendações para você cuidar da sua saúde. Desde 2011, a instituição conta com o Programa Alimentação Saudável na Indústria.

Uma alimentação balanceada faz grande diferença no bem-estar e produtividade das pessoas. Com o intuito de promover hábitos alimentares saudáveis entre trabalhadores na indústria, o Serviço Social da Indústria (SESI) criou, em 2011, o Programa Alimentação Saudável na Indústria. Em 2015, cerca de 180 mil pessoas foram beneficiadas pela iniciativa.

O SESI preparou 10 dicas para uma alimentação saudável. Confira:

1. Faça pelo menos cinco por dia: café da manhã, almoço, jantar e dois lanches, preferencialmente com frutas e castanhas.

2. Inclua nas refeições diariamente seis porções de cereais (arroz, milho, trigo, massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.

3. Coma diariamente, pelo menos, três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções de frutas.

4. Coma feijão com arroz, pelo menos, cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é a combinação completa de proteínas e faz bem para a saúde.

5. Consuma diariamente uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retire a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação, pois isso torna esses alimentos mais saudáveis.

6. Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina.

7. Evite alimentos gordurosos.

8. Use óleo, sal e açúcar em pequenas quantidades. Dê preferência por mel ou açúcar mascavo, por exemplo, ou flor de sal em vez de sal.

9. Beba pelo menos dois - 6 a 8 copos - de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.

10. Pratique pelo menos 30 minutos de atividades físicas todos os dias.

Mais informações sobre o Programa de Alimentação Saudável da Indústria, ligue (85) 4009.6300

 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA