Dia Nacional da Construção Social contabiliza mais de 47 mil atendimentos em Fortaleza

O Dia Nacional da Construção Social (DNCS), realizado no último sábado (27/8), no SESI Parangaba, contabilizou 47.223 atendimentos para um público de 4.184 trabalhadores da indústria e seus familiares. A iniciativa do Sindicato das Construtoras (Sinduscon-CE) contou com o patrocínio do Sistema FIEC, SESI e Gerdau.   

O DNCS é uma ação da indústria da construção destinada à promoção do conceito de responsabilidade social empresarial. Na prática, oferece um dia de serviço gratuito dedicado exclusivamente aos trabalhadores do setor e seus familiares nas áreas de saúde, lazer, cidadania e educação, além de atividades recreativas, esportivas e culturais.

Promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio do seu Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc), e pelo SESI Nacional, com apoio especial do Seconci-Brasil, o evento deste ano abordou a campanha “Valores Constroem”, iniciativa criada em 2015 pelo Sinduscon-CE e adotada como tema do Dia Nacional da Construção Social de 2016 nas 32 localidades de realização.

Débora Saldanha, esposa do técnico em edificações da C. Rolim Engenharia, Edmar Oliveira, participou pela primeira vez do DNCS. “Estou gostando bastante. Trouxe meu filho de 2 anos para participar das brincadeiras e também se consultar com o pediatra. O evento está muito organizado”, opinou.

Para o presidente do Sinduscon-CE, André Montenegro de Holanda, “este é, sem dúvida, um importante momento para todos nós que fazemos parte da construção civil. Uma oportunidade para demonstrarmos a importância do trabalhador, valorizando-o e oferecendo um dia de lazer e serviços para ele e sua família”.

Ação social

O DNCS evoluiu e se tornou um dia de celebração do cronograma das diversas ações de responsabilidade social que acontecem nos canteiros de obras, nas entidades do setor e parceiros institucionais ao longo de todo o ano e que mobilizam a maioria da classe trabalhadora do setor.

A ação social, que teve início em 2007 com o objetivo de unir o segmento em torno da responsabilidade social, promovendo cidadania e qualidade de vida, está comemorando a sua 10ª edição. A proposta do DNCS neste ano é resgatar os conceitos indispensáveis para a convivência em sociedade. “Num momento onde os municípios e os estados estão falidos e a crise dificulta ainda mais o acesso aos serviços básicos de saúde e cidadania, o Dia Nacional se torna ainda mais importante e estratégico”, destaca Ana Cláudia Gomes, presidente do Fórum de Ação Social e Cidadania da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Fasc/CBIC).

Em nove anos, o DNCS já prestou mais de 3,4 milhões de atendimentos, beneficiando mais de 659 mil trabalhadores e familiares do setor da construção. Em 2015, foram realizados mais de 272 mil atendimentos, em 35 localidades do País, atendendo mais de 81 mil pessoas.

Em 2016, 32 localidades realizaram o DNCS. Foram elas: Rio Branco (AC), Maceió (AL), Manaus (AM), Macapá (AP), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Anápolis (GO), São Luís (MA), Belo Horizonte (MG), Uberaba (MG), Uberlândia (MG), Cuiabá (MT), Belém (PA), João Pessoa (PB), Teresina (PI), Cascavel (PR), Curitiba (PR), Londrina (PR), Maringá (PR), Rio de Janeiro (RJ), Volta Redonda (RJ), Natal (RN), Mossoró (RN), Boa Vista (RR), Bento Gonçalves (RS), Capão da Canoa (RS), Santa Cruz do Sul/Vale do Rio Pardo (RS), Santa Rosa (RS), Pelotas (RS), Blumenau (SC), Brusque (SC) e Joinville (SC).

Copa da construção

A final da Copa da Construção 2016, campeonato formado por trabalhadores da construção civil, aconteceu dentro da programação do Dia Nacional da Construção Social. O maior evento esportivo do setor no Estado é uma realização do Sinduscon-CE, por meio do Programa Qualidade de Vida na Construção (PQVC), em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI) e a PromoSport. Este ano, a competição contou com a participação de 32 equipes, de 24 empresas, reunindo cerca de 800 operários. O time vencedor foi o da C. Rolim (Varandas), que recebeu premiação de R$ 5 mil. O segundo lugar ficou com a BM Construções (BS Tower) e o terceiro lugar no pódio foi ocupado pela Galiléia Incorporações. Os jogos aconteceram entre os meses de abril e agosto, com partidas semanais durante as terças, quintas e sextas, de 19 às 21h, e aos sábados de 08 às 12h.

Para o capitão do time da C. Rolim (Varandas), o auxiliar de carpinteiro Francisco Cristiano, foi uma experiência única ser campeão. “Foi uma sensação maravilhosa ganhar o título de campeão da Copa da Construção. Já estávamos tentando há 4 anos essa vitória e hoje conseguimos, com a presença dos nossos amigos e familiares”, destacou.

  

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA