Empresários são convidados a debater novos mecanismos de inovação e empreendedorismo na Conferência Anprotec

Dos parques tecnológicos e incubadoras de empresas ao atual contexto dos novos empreendedores inovadores de crescimento acelerado por meio das startups e investimentos anjos. Os industriais interessados em empreendedorismo e atitudes inovadoras já podem agendar presença na 26ª Conferência Anprotec. O evento, um dos maiores em escala global a tratar sobre os esses mecanismos e os espaços de geração de caminhos bem-sucedidos e ousados para aumentar a produtividade e reforçar a competitividade da indústria, foi lançado na FIEC na noite de quinta-feira (25/8).


A Conferência acontecerá pela primeira vez na capital cearense entre os dias 17 e 20 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará, e pretende reunir cerca de mil participantes de diversos países da Europa, América Latina e África. Além dos industriais, acadêmicos, empreendedores e demais atores da inovação no Brasil e Ceará estão convidados e podem mobilizar interessados. Representando o presidente da FIEC, Beto Studart, o coordenador da unidade de cooperação do Núcleo de Economia e Estratégia da FIEC, Mário Gurjão, afirmou que acolher o evento da Anprotec no Ceará está em sintonia com o que a FIEC pensa e faz. Ele exemplificou a afirmação elencando as iniciativas da Federação, que atua em rede no estímulo ao empreendedorismo e inovação no Ceará.


“Destacamos a instalação do Conselho Temático de Inovação e Tecnologia(Cointec); a construção de forma coletiva dos futuros caminhos da indústria; criação de redes colaborativas de empreendedorismo, inovação e sustentabilidade,; instalação do Movimento Empresarial pela inovação no Estado; realização de eventos como as Mostras de Tecnologias dos Núcleos de Inovação Tecnológica, Seminários de Cooperação Universidade-Empresa para a Inovação, Inova Ceará, Fóruns de Oportunidades de Negócios; e aplicação da Bússola da Inovação em mais de 400 empresas”, elencou Gurjão.


O integrante do Conselho Temático de Inovação Tecnológica da FIEC e presidente do Sindialimentos, André Siqueira, enfatizou que o processo de inovação tem que ser contínuo. “ O trabalho das incubadoras merece atenção e fundamental para jovens empreendedores que querem transformar ideias em negócios”, elogiou. A presidente da Rede de Incubadoras do Ceará e uma das anfitriãs da Conferência no Ceará, Técia Carvalho, disse que a Conferência Anprotec vai trazer os novos saberes em curso no mundo sobre a cultura de aceleradoras de startups sem esquecer da importância das incubadoras e parques tecnológicos como também estimuladores de novos negócios. “A Conferência será um marco. Vamos trazer experiências de novos negócios que impactam no social e que geram emprego e renda”, comemora.


José Alberto Sampaio Aranha, vice presidente da Anprotec, lançou o evento e apresentou os destaques da programação, como o 4º Fórum Sebrae de Inovação, palestas sobre coworkings, incubadoras e startups e seus impactos sociais, além da experiência chinesa de ecossistema de inovação. “Antes se falava em parques tecnológicos e incubadoras, e hoje só se fala em startups e inovação aberta em indústrias. O debate vai girar em torno dessa mudança de ações de estímulo aos novos negócios. Vamos trazer investidores de capital de risco para explicar as novas possibilidades de investimentos em inovação em empresas já atuantes e que nasceram recentemente para o mercado. “, revela.


Em palestra inspiradora e instigante, durante o lançamento, o diretor- presidente do Porto Digital, Chico Sabóya, esclareceu ao público o que são os mecanismos e espaços de geração de novos empreendimentos. Ilustrou mostrando como funciona o Programa de Geração de Startups do Porto Digital. Para ele, todo mundo busca inovação em qualquer lugar e qualquer tempo e que temos que entender esses cidadãos digitais e móveis. O palestrante reforçou a necessidade de se conectar com o mercado de “venture capital” e de pensar um modelo de negócios dentro da nossa realidade com vistas a interagir com o mundo.

Serviço:

Confira a programação e como se inscrever aqui. 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA