A queda da inflação e a revisão dos juros

Um governo, procurando evitar inflação, pode tomar medidas como reduzir a oferta de moeda, elevando os juros básicos e, assim, desaquecendo a economia. Isso caracteriza a chamada política monetária contracionista, que inibe os investimentos (afinal, eles ficam mais caros por conta dos juros elevados) para que o nível de preços caia ou, pelo menos, fique estável. De 31 países monitorados pelo Itaú Unibanco, apenas Brasil e Colômbia possuem essa política monetária restritiva.

Além de controlar a inflação, a adoção de juros altos atrai o interesse de investidores. No índice MSCI (Morgan Stanley Capital International) - criado pela empresa Morgan Stanley para acompanhar o desempenho das bolsas de valores -, o BMSCI-Brasil – que mede, por sua vez, o comportamento das bolsas brasileiras – tem crescimento acumulado no ano de 58%, desempenho expressivo, inferior apenas ao Peru, em um conjunto de 165 países. Isso demonstra, mais uma vez, a força do mercado brasileiro, um dos melhores investimentos do ano, mesmo em uma conjuntura que inclui, entre outros, recessão, escândalos de corrupção e impeachment da presidente Dilma Rousseff. Ademais, em um cenário externo atual com juros muito baixos, os investidores se voltam para mercados em desenvolvimento que possibilitem retornos maiores, como o Brasil, com sua estratosférica SELIC de 14,25% ao ano.

Entretanto, os juros altos funcionam como uma trava à produção e, consequentemente, ao emprego e à renda, necessitando, assim, de ajustes. Como eles devem ser compatíveis com as pressões inflacionárias, o caminho para sua redução no Brasil parece estar sendo pavimentado. Observa-se uma tendência de queda da inflação – para o final deste ano, as previsões do Banco Central, no Grupo Top 5 (que mais tem acertado as projeções de inflação), caíram de 7,20% para 7,16%, e para 2017, de 5,29% para 4,97%. Com isso, as expectativas de mercado apontam para os seguintes níveis da taxa de juros no País: 14% em outubro (ou seja, corte de 0,25 ponto) e 13,50% no final de 2016 (isto é, novo corte de 0,5 ponto); para 2017, a taxa básica seria reduzida em 2,5 pontos, chegando a 11% no final do ano.

Para que isso ocorra, entretanto, é necessário avançar no lado fiscal, notadamente no controle das contas do governo. O déficit nominal segue em torno de 10% do PIB e as projeções indicam que a dívida pública continuará crescendo, mesmo com a PEC que limita os gastos. É necessário, portanto, que sejam adotadas medidas adicionais de corte de despesas e de aumento das receitas. Sobre isso, o ministro da Fazenda, Henrique Meireles, anunciou que, para não haver aumento de impostos, o crescimento do PIB em 2017 teria que ser, no mínimo, igual a 2%.

Nessa direção, para que possamos voltar a crescer, sem elevação de tributos, é imprescindível “destravar” os investimentos. Portanto, a política monetária terá que ser revista.

Confira as edições anteriores da Análise Econômica Semanal:

29/07 - Déficit nas contas públicas: solução passa por investimentos e exportações

22/07 - Mudança na SELIC terá que vir acompanhada de medidas fiscais

15/07 - Precisamos aproveitar o cenário favorável

08/07 - Respeito às restrições do orçamento é imprescindível para alcançar meta fiscal

01/07 - O elemento central para a retomada da econonomia

24/06O "Brexit" como mais um desafio para a agenda internacional brasileira

17/06 - Sinais de confiança na retomada da economia

10/06 - Foco no cumprimento da meta de inflação

03/06 - No Caminho da austeridade

27/05 - Primeiras medidas evitam agravamento do quadro fiscal

20/05 -  Controle das contas públicas e a eficiente gestão do gasto

13/05 - Competitividade, chave para retomada do crescimento

06/05 -  A premissa da eficiência do gasto público

29/04 - O equilíbrio que se faz necessário nesse momento

22/04 - Os desafios do pós-Dilma

15/04 - Próximos dias darão o tom sobre as incertezas

08/04 - Um governo novo ou um "novo governo?

01/04 - FUTURO: Uma construção coletiva

24/03 - Não há saída sem a recuperação da confiança

18/03 - Destaques econômicos em segundo plano

11/03 - Os humores da política

04/03 - Efeitos da Lava Jato na economia

26/02 - Até que enfim, um sopro de positividade

19/02 - Programação Orçamentária e Financeira para 2016: cortes de gastos de R$ 24 bilhões

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA