Professores do SESI participam de capacitação do programa SESI Matemática

Um grupo de 40 professores e coordenadores pedagógicos do Serviço Social da Indústria participou nos dias 2 e 3 de agosto de capacitação do programa SESI Matemática, criado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), e em fase de implementação na Escola de Educação Básica e Educação Profissional (EBEP). O programa propõe uma metodologia “inovadora” para essa matéria ainda tão temida pelos estudantes. “Muitos deixam de escolher uma carreira na área de exatas porque não querem ter que lidar com matemática, e a gente não quer isso, queremos que a matemática seja uma opção pra eles”, aponta o coordenador da divisão de matemática do Sistema Firjan, Hélio França Braga.

Hélio compõe a equipe que treina os professores por todo o Brasil e se diz orgulhoso do trabalho, já desenvolvido em oito estados brasileiros, em mais de 300 escolas e, atualmente, com 70 mil alunos envolvidos. Segundo ele, o Programa SESI Matemática foi criado em 2012 depois de uma pesquisa constatar que muitos trabalhadores da indústria tinham déficits em competências diretamente ligadas à matemática, em questões como raciocínio lógico e capacidade de interpretar dados. “Além disso, nós tivemos dois índices – um internacional e outro nacional – que também coloboraram para que a Firjan pensasse nesse programa. O internacional, que é o PISA, colocou o Brasil na posição 58 de um total de 65 países da OCDE, uma posição nada boa. E o nacional, que é o Anuário de Educação Brasileira, disse que apenas 9% dos nossos alunos saem do ensino médio sabendo matemática, outro número drástico. Então, a partir de 2012, a Firjan montou toda a metodologia do SESI Matemática, que prevê a utilização de recursos diferenciados, como materiais concretos e games”, relembrou.

A coordenadora da Escola EBEP, Wladiane Medeiros, falou da ansiedade dos alunos com a novidade. “Ter uma sala de aula na escola, toda equipada e específica para isso, vai proporcionar uma experiência diferente e vai permitir que os estudantes vejam na prática o que muitas vezes passa despercebido no nosso dia a dia. Eles vão começar a ver matemática em tudo”, disse. Para o professor Adriano Oliveira, coordenador da área de matemática e ciências da natureza, é necessário repensar o ensino tradicional, que muitos vezes apenas apresenta uma receita pronta para os estudantes decorarem. “A metodologia do SESI Matemática é a aplicação da matematica, utilizando ferramentas que são mais significativas para os meninos, mais próximas dos interesses deles, como os jogos. Não é simplesmente resolver uma equação, mas é entender o porquê dela, trabalhar com ela dentro do jogo e enxergá-la no nosso cotidiano”.

O programa SESI Matemática faz parte dos programas que tornam a Escola EBEP uma instituição alinhada com os avanços tecnológicos. “Esperamos ser uma referência no uso da tecnologia na rotina escolar. Não é mais possível ignorar que esse é um dos maiores interesses dos jovens que cursam hoje o ensino médio, então que ela seja nossa aliada”, explica César Ribeiro, superintendente do SESI Ceará. As aulas do programa estão previstas para iniciarem no mês de setembro, junto com o programa Google For Education.

Escola EBEP – Até o dia 30 de setembro, o SESI está com inscrições abertas para o processo seletivo da escola de Educação Básica e Educação Profissional (EBEP) para o ano letivo de 2017. Inteiramente gratuita, a escola oferta o ensino médio tradicional articulado com cursos técnicos do SENAI, com o objetivo de preparar os alunos para o exercício da cidadania e para o mundo do trabalho. Essa será a segunda seleção para a escola, que foi inaugurada em janeiro deste ano, com 240 estudantes matriculados.

Para conferir o edital da Escola EBEP na íntegra clique aqui

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA