Conexão SENAI chega ao fim com premiações e muita emoção

A noite de encerramento do Conexão SENAI, realizada na noite de ontem (28/7), foi marcada por muita emoção e entusiasmo. Depois de três dias de programação, dezenas de alunos das unidades do SENAI Ceará aguardavam ansiosos a divulgação dos vencedores do Desafio SENAI de Projetos Integradores, entoando gritos de guerra e músicas animadas. Dos 25 concorrentes, apenas quatro foram selecionadas para a etapa nacional no desafio, nas categorias: 1) Inclusão de pessoas com deficiência; 2) Contribuição da Indústria para melhoria da qualidade de vida na sociedade; 3) Melhoria na produtividade da indústria; e 4) Indústria sustentável e eficiência energética.

Logo depois de saber o resultado, os campeões da categoria 1, João Matheus Ferreira de Almeida e João Victor Gadelha, ambos de 17 anos, mostraram confiança para a etapa nacional. “Estamos muito felizes! Estou até roco de tanto gritar”, vibrou João Victor. O projeto, feito em parceria com outro aluno, Márcio Rodrigo Silva Moreira, que não pôde comparecer à solenidade, consiste na criação de sensores para auxiliar na locomoção de  pessoas com deficiência visual. Três meses foram dedicados aos detalhes do trabalho. "Proporcionar uma melhoria na vida de pessoas com deficiência visual é o que mais nos motiva, pois para eles cada passo que é um tiro no escuro. Pode haver um buraco ou um obstáculo suspenso e ele não saber. Eu mesmo já vi deficientes visuais baterem a cabeça em orelhões no meio da rua, e isso não pode acontecer! Se temos a tecnologia a nossa favor, porque não a utilizamos para inclui-los? Assim iremos evoluir como pessoas e como sociedade", disse João Matheus.

Na ocasião, foram apresentados os 18 exemplares do mapeamento dos perfis educacionais dos docentes e 21 manuais de padronização dos ambientes educacionais do SENAI/CE 2016 que dão prosseguimento à implantação dos Itinerários Formativos. 

Os Itinerários formativos do SENAI/CE 2016 têm orientação e metodologia do SENAI Nacional e estabelecem a padronização dos cursos do SENAI/CE em conteúdos, ambientes físicos de sala de aula e desenvolvimento de competências, com objetivo de elevar a qualidade dos cursos oferecidos e o desempenho e produtividade dos alunos.

A implantação dos itinerários faz parte do processo de reposicionamento da área de educação do SENAI/CE e seus manuais de padronização e perfis educacionais pretendem ser referência para outros estados. 

Olimpíada do Conhecimento

Na manhã de hoje (29/7), foi a vez da divulgação do resultado da etapa de eletrônica da Olimpíada do Conhecimento. Entre os 10 competidores, foram selecionados: em 1º lugar, Gabriel Alves de Souza, de São Paulo; em 2º lugar, Bruno Mendonça Campos, de Minas Gerais; e em 3º lugar, Luiz Henrique Pistore, de Matro Grosso.
O momento foi de agradecimento a todos que participaram da competição. A Gerente da Unidade de Educação do SENAI (UNED), Priscilla Carneiro, disse que essa foi um excelente oportunidade para reconhecer o talento dos participantes. Ao falar para os competidores, ela destacou os desafios enfrentados por eles. “Vocês ultrapassaram os limites pessoais e físicos, e mostraram que têm espírito olímpico, por saberem parabenizar uns aos outros”, destacou.

O primeiro colocado da competição vai passar por um período de treinamento para participar da 43ª World Skills, que ocorrerá em 2017, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Gabriel Alves diz que essa será mais uma etapa após poder ter colocado em prática todo seu treinamento, momento de muito esforço. “Eu vou continuar treinando forte para o mundial, agora eu representarei o Brasil”.

Olimpíada do Conhecimento – O Ceará recebeu 10 competidores, nos dias 27, 28 e 29, da categoria de eletrônica da Olimpíada do Conhecimento. Os estudantes mostraram as capacidades e as competências na área, com gerenciamento e organização do trabalho, aplicando os princípios da eletrônica, design de hardware, programação de sistemas embutidos, detecção, teste, reparo e medição de avarias, além de montagem de peças e componentes.

Confira os ganhadores do Desafio SENAI Projetos Integradores:

1º lugar:
“Calçado Sustentável Masculino" - SENAI Sobral
"Sensores para Guiar Deficientes Visuais" - SENAI Jacarecanga
"Smart Window" - Maracanaú
"Sistema Sensorizado de Comunicação Bluetooth para Controle e Acionamento do Sistema de Irrigação" - SENAI Maracanaú

2º lugar:
"Bengala de Auxílio Embarque" - SENAI Maracanaú
"Sistema de 'SmartDosagem' de Sabão em Pó ou Líquido" - SENAI Sobral
"SEGUICAR - T1000" - SENAI Jacarecanga
"Ecoágua para Geração de Energia" - SENAI Jacarecanga

          

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA