Trabalhadores da construção assistem palestra educativa no Dia Nacional de Prevenção a Acidentes de Trabalho

Em alusão ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, o Sindicato das Construtoras do Ceará (Sinduscon-CE) promoveu palestra educativa sobre acidentes de trabalho e percurso aos operários da construção civil. O evento aconteceu quarta-feira (27), às 7h, no empreendimento Estação das Flores, da Construtora Marquise.

A ação faz parte da campanha “O acidente não compensa”, através do Programa Obra Segura, e está sendo realizada desde o mês de junho nos canteiros de obras de Fortaleza. A iniciativa conta com a participação da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), do Departamento Nacional de Trânsito (Detran), Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) e patrocínio do SESI e Sistema FIEC.

Em 2015, foram pagas 63.241 indenizações do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT) por invalidez no Ceará. Deste total, 56.544 dos indenizados no Estado, o equivalente a 89,4% foram vítimas de acidentes que envolviam motocicletas, sejam condutores, passageiros ou pedestres, números que impactam diretamente nos índices de acidentes de trabalho registrados na construção civil. Percebe-se que grande parte dos trabalhadores do setor utiliza a motocicleta como meio de transporte.

O presidente do Sinduscon-CE, André Montenegro de Holanda, destaca que é preciso intervir antes que o problema aconteça. “Todos perdem com o acidente de trabalho. Evitá-lo é impedir que o trabalhador sofra, que o Estado pague um custo por isso e que o empregador tenha que arcar com indenizações por danos morais e materiais”, ressalta.

Na ocasião, será realizado um esquete teatral que vai abordar como o uso do celular pode tirar a atenção durante a execução de uma atividade e a importância da utilização dos equipamentos de proteção individual (EPIs) nos canteiros de obras. O assistente técnico da AMC, Sr. Ivan Cabral, vai ministrar uma palestra alertando os operários sobre a necessidade de um tráfego seguro, seja como motorista ou pedestre, o estímulo ao respeito às leis de trânsito e às regras de convivência.

OBRA SEGURA

Há quase quatro anos, o Sinduscon-CE desenvolve o Programa Obra Segura, que tem como meta buscar o índice de zero acidentes de trabalho na construção civil. O foco do programa é levar as informações necessárias para a segurança dos trabalhadores, estimulando ações preventivas voltadas à segurança nos canteiros de obras. O Obra Segura é um serviço gratuito para as construtoras associadas ao sindicato.

Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho

Em 27 de julho de 1972, o então ministro do Trabalho Júlio Barata publicou as portarias 3.236 e 3.237, que regulamentavam a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho, além de atualizar o artigo 164 da CLT, que discorre sobre as condições internas de uma empresa, mais precisamente sobre a atuação e formação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Por isso, a data foi escolhida para ser o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA