Conexão SENAI realiza palestras e oficinas gratuitas para alunos e comunidade da Grande Fortaleza

O público de Fortaleza e Região Metropolitana, entre alunos de escolas públicas e particulares, terão a oportunidade de se conectar ao mundo do conhecimento, tecnologia, inovação e da atualização profissional em um só espaço. O Conexão SENAI acontecerá de 26 a 28 de julho, das 8 às 17 horas, no SENAI Jacarecanga e reunirá a Olimpíada do Conhecimento (provas de seleção para 43º World Skills), etapa regional do Desafio SENAI de Projetos Integradores, além de palestras e oficinas que destacarão temas como a Indústria 4.0 e Inteligência Artificial. As inscrições poderão ser feitas no site www.senai-ce.org.br ou neste endereço eletrônico. As vagas são limitadas.

O diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, afirma que o evento será rico em conhecimento e vai mostrar a sociedade, principalmente aos empresários e trabalhadores da Indústria, o que o SENAI está desenvolvendo em educação profissional envolvendo tecnologia e inovação no Ceará. "Os Projetos Integradores exibirão as inovações que os alunos e professores estão desenvolvendo para melhoria da qualidade de vida da população e da produtividade da industria. Na Olimpíada do Conhecimento, o Ceará sediará a ocupação de Eletrônica Industrial e vamos mostrar ao país e aos alunos competidores de todo o país que estarão aqui a excelência do ensino profissional nessa área no Ceará. Alem das oficinas e palestras voltadas para vários ramos industriais", elenca.

O encerramento do Conexão SENAI ocorrerá na noite do dia 28/7, a partir das 18h30min, no auditório Waldyr Diogo, na sede da FIEC, onde haverá as premiações do Desafio SENAI de Projetos Integradores e da seletiva de provas dos estudantes que representarão o Brasil na 43ª World Skills.

Projetos Integradores:
Uma total de 25 equipes do SENAI Ceará – das unidades SENAI Jacarecanga, SENAI Maracanaú, SENAI Parangaba, SENAI Barra do Ceará e Centro Integrado SESI SENAI Sobral – participarão da etapa regional do Desafio SENAI de Projetos Integradores. Serão selecionadas as melhores soluções de cada estado, em cada um dos quatro desafios apresentados pelo regulamento do projeto: “Inclusão das pessoas com deficiência (PCD)”; “A contribuição da Indústria para melhoria da qualidade de vida na sociedade”; “Melhoria da produtividade na Indústria”; e “Indústria sustentável e eficiência energética”.

Olimpíada do Conhecimento:
É um evento que reúne alunos de diferentes áreas tecnológicas, de unidades escolares do SENAI de todo o Brasil, em uma competição que tem como objetivo avaliar e propiciar a melhoria de qualidade de educação profissional. O Ceará sediará a ocupação de Eletrônica Industrial, no qual receberá os alunos de 16 estados para a competição. Os estudantes que competem na ocupação precisam demonstrar capacidades e competências para gerenciamento e organização do trabalho, aplicação dos princípios da Eletrônica na prática, design de hardware, programação de sistemas embutidos, detecção, teste, reparo e medição de avarias, além de montagem de peças e componentes.
A seletiva, que terá a participação de 407 estudantes do SENAI em todo o Brasil, realizará 43 provas em diversas ocupações da indústria, em 32 cidades do país entre julho e agosto.  Os mais bem classificados farão os treinamentos para a 43ª World Skills, que ocorrerá em 2017 em Abu Dhabi,  nos Emirados Árabes Unidos.

Ciclo de palestras e oficinas
O ciclo de palestras e oficinas são destinados aos alunos e visitantes pelos quais os mesmos poderão conhecer de perto conceitos técnicos envolvidos nas novas tecnologias em diversas áreas de conhecimento, além disso, os visitantes terão a oportunidade conhecer as áreas de atuação do SENAI por meio de ações de divulgação. As oficinas são capacitações de curta duração e serão promovidas em unidades móveis nas áreas de alimentos, vestuário e automação. Entre os temas abordados nas palestras estão automação, edificações, controle e medição, calçados, tecnologias em máquinas-ferramenta, movimentação e armazenagem e manutenção de veículos. A participação é gratuita para os alunos e visitantes da Olimpíada do Conhecimento e as inscrições podem ser feitas no local ou via internet.

Educação a Distância
Durante o evento, estará disponível uma ilha digital para que os visitantes e estudantes possam se cadastrar em diversos cursos online gratuitos da modalidade Educação a Distância. Isso permitirá que tenham contato com os processos de ensino e aprendizagem utilizando as tecnologias de informação.

Serviço: Conexão SENAI
Período: 26 a 28 de julho
Local: SENAI Jacarecanga/ Sede da FIEC
Mais informações: www.senai-ce.org.br
Vagas limitadas


Confira a programação completa das palestras:


Turno Manhã


Terça-feira / 26 julho

08:30 às 09:30
Tema: Fundamentos da Automação Industrial
Palestrante: Karlomagno Freitas Stedile

10:00 às 11:00
Tema: Inteligência Artificial
Palestrante: Leonardo Nunes


Quarta-feira / 27 julho

08:30 às 09:30
Tema: Empreendedorismo
Palestrante: SEBRAE

10:00 às 11:00
Tema: Tendências e Inovações na Indústria Alimentícia
Palestrante: Themis Vieira Lima

10:00 às 11:00
Tema: Energia Eólica
Palestrante: Wanderley Diógenes Peixoto

 

Quinta-feira / 28 de julho

08:30 às 09:30
Tema: Manutenção Preventiva e Corretiva em Veículos
Palestrante: Carlos Neves

10:00 às 11:00
Tema: Evolução da Manutenção e a Indústria 4.0 Antônio
Palestrante: Florêncio de Brito Alves


Turno: Tarde


Terça-feira / 26 de julho

13:30 às 14:30
Tema: Fundamentos da Automação Industrial
Palestrante: Karlomagno Freitas Stedile

15:00 às 16:00
Tema: Qualidade na área de soldagem
Palestrante: João Paulo Nascimento


Quarta-feira / 27 de julho

13:30 às 14:30
Tema: A Importância da Logística nas Empresas e na sua Vida
Palestrante: Klayton Cardoso

15:00 às 16:00
Tema: Tendências e Inovações na Indústria Alimentícia
Palestrante: Themis Vieira Lima

15:00 às 16:00
Tema: Gerenciamento de Resíduos Sólidos - uma nova perspectiva
Palestrante: Dimitrios Efstratios Kondogeorgos


Qui / 28 jul

13:30 às 14:30
Tema: Sistemas de Gestão - QSMS
Palestrante: Lincon Teles Dourado

15:00 às 16:00
Tema: Educação Profissional a distância
Palestrante: Carla Sousa Braga


Confira a programação completa das oficinas nas unidades móveis


Período: 26, 27 e 28 de julho

Turnos: Manhã e Tarde


Unidade móvel de Automação
Palestrante: Francisco Monteiro Sobrinho
Uso racional de energia elétrica
Instalação de motores elétricos


Unidade móvel de Panificação
Palestrante: Virginia Leitão Vasconcelos
Biscoito doce e variações
Bolos básicos: baunilha, coco, formigueiro


Unidade móvel de Vestuário
Palestrante: Silvia Helena Tavares da Cruz
Costura em tecido plano
Costura em tecido de Malha

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA