Experiências internacionais de sistema eleitoral são discutidas pelo Núcleo de Estudos Políticos da FIEC

O gerente-executivo da Unidade de Relacionamento com o Poder Executivo na Confederação Nacional da Indústria (CNI), Pablo Cesário, participou hoje (13/7), na Casa da Indústria, da reunião do Núcleo de Estudos Políticos criado pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). Na ocasião, o gestor da CNI apresentou o estudo Reforma Política no Brasil: Dados agregados sobre experiências internacionais, onde mostra comparações de sistemas e modelos em relação ao que é adotado no sistema político eleitoral brasileiro. O estudo destaca ainda uma série de questões nas quais são detalhadas percepções de representantes da CNI e da sociedade no que diz respeito ao sistema brasileiro.

Pablo ressaltou que essas percepções estão servindo de base para que a CNI possa discutir o tema da reforma política e propor possíveis alterações ao que existe hoje. De acordo com o gerente da Unidade de Relacionamento com o Poder Executivo na CNI, há princípios chaves nessa discussão que deverão embasar futuras tomadas de posições da entidade, como aumento da representatividade da classe política; garantia mínima de governabilidade no sentido de viabilizar a formulação e a execução de políticas públicas; fortalecimento dos partidos; e redução dos custos de campanha.

O Núcleo de Estudos Políticos da FIEC foi criado pelo presidente Beto Studart, com o objetivo de promover a discussão e produzir elementos que possibilitem a construção de propostas consistentes para uma ampla reforma política. O grupo conta com a participação de nomes como Marco Penaforte, Rui Martinho Rodrigues, Cândido Albuquerque, Cabeto Martins Rodrigues, Djalma Pinto, Eduardo Bezerra, Fredy Bezerra de Menezes, Arnaldo Santos, Jurandir Picanço, Roseane Medeiros e Ricardo Cavalcante, entre outros. A intenção do presidente Beto Studart é que outros nomes sejam agregados ao longo do tempo, para diversificar e enriquecer o debate, e consolidar o posicionamento da indústria no Ceará e no Brasil sobre tema da maior relevância na atual conjuntura.⁠⁠

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA