Professor do SENAI Jacarecanga relata como a Olimpíada do Conhecimento mudou sua vida

Anderson Soares Monte, 23, é um dos cearenses medalhistas da Olimpíada do Conhecimento. Ele conquistou bronze na 7ª edição da competição, realizada em 2012 em São Paulo, na ocupação de Fresagem Mecânica. "A minha experiência foi única, muito importante para meu crescimento profissional. Me proporcionou a oportunidade de mostrar os conhecimentos obtidos nos cursos e treinamentos realizados, podendo ver o modo de trabalho de cada aluno dos vários estados participantes e atestar que o nosso estado está em grande potencial, pelo 3° lugar conquistado na Etapa Nacional", relata.

Anderson afirma que a sua vida pessoal também melhorou porque conseguiu destaque profissional, através da experiência da olimpíada. Hoje ele trabalha no SENAI Jacarecanga como instrutor educacional na área de Metalmecânica. Outros dois professores da unidade também são medalhistas. Muitos cearenses alunos do SENAI como Anderson participam nesses meses de julho e agosto da primeira bateria de provas de seleção dos estudantes que representarão o Brasil na 43ª WorldSkills, a olimpíada internacional de profissões técnicas, marcada para outubro de 2017, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Participam das provas de seleção da equipe brasileira os estudantes de cursos técnicos e de formação profissional do SENAI. Eles têm até 21 anos de idade e conseguiram os melhores desempenhos em testes realizados nos estados. A seletiva, que terá a participação de 407 estudantes do SENAI em todo o Brasil, realizará 43 provas em diversas ocupações da indústria, em 32 cidades do país.

Essa é a primeira vez que os competidores do Brasil são escolhidos em provas seletivas realizadas em várias cidades. Nas edições anteriores da competição internacional, os brasileiros eram selecionados somente na Olimpíada do Conhecimento, o torneio de educação profissional promovido a cada dois anos pelo SENAI. O novo formato de seletivas permitirá que um número maior de pessoas visite os locais das provas e conheça os cursos do SENAI, as profissões da indústria e as oportunidades oferecidas pela educação profissional para trabalhadores e empresas.

De 26 a 28 de julho, o Ceará sediará a ocupação de Eletrônica Industrial, no qual receberá os alunos de 16 estados do Brasil para a competição. Os estudantes que competem na ocupação precisam demonstrar capacidades e competências para gerenciamento e organização do trabalho, aplicação dos princípios da eletrônica na prática, design de hardware, programação de sistemas embutidos, detecção, teste, reparo e medição de avarias, além de montagem de peças e componentes.


Saiba mais: A Olimpíada do Conhecimento é a competição nacional que o SENAI realiza a cada dois anos. Em 2016, o torneio de educação profissional será em Brasília, de 10 a 13 de novembro, em um novo formato. As provas individuais de cada ocupação das edições anteriores deram lugar a desafios que devem ser resolvidos em equipe. Os cerca de 500 competidores da Olimpíada terão de usar as habilidades técnicas e pessoais para desenvolver soluções e produtos para empresas e para a comunidade.

Os desafios consideram conceitos como mobilidade urbana, interatividade, economia criativa e sustentabilidade. As equipes serão formadas por um grupo de profissionais de diferentes ocupações. Eles terão de desenvolver sete projetos, que são: casa popular inteligente, carro conceito, soluções sustentáveis em tecnologia da informação, tuning ou carro customizado, roupa multifuncional, festa saudável e  produtividade leiteira.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA