Industriais, fornecedores e profissionais comemoram Dia do Panificador

Vestidos com chapéus de cozinheiros gourmets, os técnicos de panificação, Milton Rodrigues, de 36 anos, e Maurício Nascimento, de 30, exibiam orgulhosos e tiravam fotos ao lado dos pães e doces que produziram de todos os continentes do mundo em homenagem às Olimpíadas. À frente deles, uma mesa também apresentava guloseimas feitas por alunos e professores do SENAI Mucuripe onde Milton e Maurício se formaram. Hoje, eles trabalham na empresa M. Dias Branco.

"O SENAI foi a escola onde aprendi a base e sabedoria de tudo que sei hoje em panificação e confeitaria", reconhece Milton. "É prazeroso compartilhar o conhecimento junto do SENAI. Também tenho orgulho de estar junto na M. Dias Branco, empresa referência nacional em massas e biscoitos. Tivemos o prazer em conviver com o seu Ivens Dias Branco em vários eventos. A humildade dele nos inspirava. Ele estaria feliz em ver o nosso trabalho aqui porque gostava de ver os funcionários progredindo, trabalhando com muito orgulho e amor", relembra Maurício.

Milton e Maurício são exemplos de profissionais que apostam e inovam no setor e que confraternizaram juntos com outros panificadores e familiares, industriais e fornecedores da cadeia produtiva da Panificação, durante a Festa da Panificação e Confeitaria (Festpan), realizada na noite de quinta-feira (7/6), no Salão Cidade, do La Maison Buffet em Fortaleza. A festa celebrou o Dia do Panificador, que transcorre no dia 8 de julho.

O evento promovido pelo Sindpan, com o patrocínio do Sistema FIEC por meio do SENAI, homenageou o empresário Ivens Dias Branco, falecido no último dia 24 de junho. A empresa M.Dias Branco, onde Milton e Maurício trabalham, ganhou a honraria de fornecedor do ano. O presidente do Sindpan Ceará, Lauro Martins, afirmou que a despeito das dificuldades que o ramo enfrenta na atual conjuntura econômica do país, o Festpan comemora conquistas. "O panificador que trabalha 24 horas por dia, com muito afinco, sabe enfrentar esse momento de crise com facilidade", incentiva.

Em nome do presidente da FIEC, Beto Studart, o diretor administrativo Ricardo Cavalcante fez um resgate histórico da importância do pão como alimento em diversas épocas do mundo. "As padarias do Ceará vendem até pão. Hoje, as pessoas fazem refeições nelas. Essa inovação é empreendida pelo Sindpan e o setor tem se adaptado a essa modernidade incorporada por toda cadeia produtiva na capital e interior. Isso é um exemplo de que o empresário não deve se acomodar. A FIEC estimula ações dessa natureza que mobilizam pessoas do bem", enfatiza. Ao final do discurso, Ricardo prestou homenagem póstuma ao industrial Ivens Dias Branco.

O vice-presidente da FIEC e líder classista do setor da panificação, Alexandre Pereira, participou da homenagem ao industrial Ivens Dias Branco entregando uma placa ao filho, Cláudio Dias Branco. "O seu Ivens ajudou a minha família a empreender no setor de panificação e me incentivou a ser um líder classista regional e nacional do ramo. Ele era um homem que tratava todos por igual. Exemplo de amizade e nos deixa um legado" agradeceu.

O presidente da Associação Cearense da Panificação, Carlos Alberto Brandão, também prestigiou o evento, além de políticos, diretores e superintendentes do Sistema FIEC. O Festpan 2016 foi temático, em clima das Olímpiadas 2016 no Brasil.

Mix de produtos dos fornecedores e apoiadores

Na entrada do evento, fornecedores e empresas associadas aos sindicatos nos ramos de lacticínios, panificação, sorvetes e bebidas serviam produtos para degustação. O SENAI Mucuripe esteve também presente no Festpan 2016 com uma mesa de pães que prestou homenagem a arte da moda e a arte de pintores espanhóis famosos como Miró. Um vestido feito de pães estava em exposição e foi inspirado nos desfiles do francês Jean Paul Gautier. A consulesa da Espanha foi convidada para ver a homenagem do SENAI Mucuripe também entrando no clima das Olimpíadas do evento. O SENAI sorteou kits com pães aos panificadores.

Homenageados do Festpan 2016

Amigo do panificador: diretor comercial do Grande Moinho Cearense, Júlio Sirena.

Fornecedor do ano: M. Dias Branco

Panificador do ano:  Pães e delícias

Homenagem póstuma ao industrial Ivens Dias Branco.

                    
 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA