Centro Internacional de Negócios da FIEC participa do lançamento da Agenda Internacional da Indústria em Brasília

O superintendente e a gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEC, Eduardo Bezerra e Karina Frota, participaram na última segunda-feira (20/6), em Brasília, da reunião da Coalizão Empresarial Brasileira (CEB), realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Na ocasião, a CNI apresentou um documento que elenca as prioridades da indústria para o comércio exterior e entregou a publicação ao ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira (foto), e ao secretário-executivo do Ministério das Relações Exteriores, Marcos Galvão.

O documento, denominado de Agenda Internacional da Indústria 2016, reúne as principais ações para os próximos meses, com propostas de política pública para acordos comerciais, investimentos brasileiros no exterior, facilitação e desburocratização do comércio exterior, barreiras tarifárias e não-tarifárias, tributação no comércio exterior, financiamento e garantias às exportações, defesa comercial e mecanismos para mercados prioritários. Também trata da agenda de missões e mecanismos para atração de investimentos.

A CEB é um mecanismo informal de coordenação do setor privado, que atua no acompanhamento das negociações internacionais, sobretudo dos processos de integração comercial nos quais o Brasil está envolvido. Formada por entidades de classe, como associações, federações e sindicatos, e por empresas de diferentes setores, a CEB reúne mais de 170 membros interessados em influenciar as estratégias brasileiras de integração internacional. A CNI é responsável por promover e moderar as discussões que ocorrem no âmbito da CEB, convoca as reuniões, sugere temas de discussão e contribui para a avaliação técnica desses temas e das demandas dos diferentes setores.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA