Confiança do industrial cearense é a melhor dos últimos 13 meses

Na passagem de maio para junho, o Índice de Confiança do Empresário da Indústria (ICEI) no Ceará teve o segundo aumento consecutivo, registrando o melhor resultado dos últimos 13 meses. Os dados são do Núcleo de Economia e Estratégia da FIEC. Apesar de permanecer abaixo da linha dos 50 pontos, o que determina pessimismo dos empresários, essas seguidas elevações tornam menos severa a desconfiança diante da retomada da economia no Estado.

O índice de junho, estimado em 46 pontos, está, coincidentemente, 3,1 pontos acima do verificado em maio e do observado em junho de 2015. Entretanto, se comparado à média histórica, o ICEI deste mês ainda está 11,2 pontos abaixo, reflexo natural da persistente crise econômica. Para o Brasil, o índice teve novamente um grande aumento, registrando em junho, 45,7 pontos, isto é, 4,4 pontos acima do verificado em maio. Comparado com junho de 2015, podemos ver uma melhora ainda maior: 6,8 pontos. Porém, relativamente à média histórica, o valor está 8,6 pontos abaixo.

Na análise setorial do ICEI para o Ceará, também foram verificados avanços para a indústria de transformação e de construção, com elevações de 3,4 e 3 pontos respectivamente. Ressalte-se o desempenho do indicador para as empresas de construção de médio porte, que apresentaram um acréscimo de 13,3 pontos em relação ao mês anterior, atingindo expressivos 53 pontos e confirmando, dessa forma, perspectivas melhores para o segmento nos próximos seis meses.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA