Crato recebe primeira apresentação da Orquestra de Formação SESI UECE

Os primos Camila, Vivian e Lucas eram ainda bem pequenos quando brincar na rua passou a fazer parte de seu cotidiano. Moradores do bairro Seminário, no município do Crato, eles deixaram de ter um esgoto a céu aberto como vizinho e ganharam uma praça e um longo calçadão, com parquinho, academia popular e uma linda vista da cidade. Na tarde de ontem (20), a correria e curiosidade dos três meninos tinha um motivo a mais: a primeira apresentação da Orquestra de Formação SESI UECE, ocorrida a poucos metros de sua casa, na encosta do Seminário. “Eu não sabia que no mundo tinha violão pequenininho e outro tão grande como uma pessoa", refletia a mais nova, Camila, de apenas três anos, ao falar dos instrumentos vistos pela primeira vez na vida. Violinos, violoncelos e contrabaixos compunham a cena que, chegada a primeira hora da noite, foi embelezada com um nascer de lua cheia que deixou a todos boquiabertos. A estudante de serviço social, Maria da Penha, foi ao local propositalmente para conferir o show e revelou, emocionada, que estava difícil conter as lágrimas: “Não sei se fico emocionada pela música, pela lua ou por estar vendo tudo isso acontecendo aqui, que era um lugar onde ninguém pisava um tempo atrás... Acho que é tudo junto, tudo bonito demais”.

Para a secretária de cultura do Crato,  Dane de Jade, presente ao evento, aquele momento alimentou a alma das pessoas. “Nem sempre é possível trazer uma música de tanta envergadura e tão bem executada para a comunidade, mas quando chega é tão bem recebida, que percebemos que proporcionar uma música dessas é fazer a transformação social”, afirmou.

Além da apresentação, a Orquestra participou de um encontro com estudantes do curso de licenciatura de música da Universidade Federal do Cariri (UFCA). “Queríamos juntar essas duas orquestras, porque isso proporciona uma troca muito grande entre os alunos. Além disso, o ambiente da universidade é modificado - tinha um público presente aqui que ao ouvir e ver o encontro de duas orquestras, com certeza saiu daqui modificado”, disse o maestro da Orquestra da UFCA, Marco Antônio Silva.

Amanhã, às 19 horas, a Orquestra de Formação SESI UECE participa de mais uma apresentação, desta vez na Praça da Sé, na programação de aniversário de 252 do município do Crato.

Orquestra de Formação SESI UECE

A orquestra de Formação SESI UECE é um projeto pedagógico de desenvolvimento de jovens músicos resultante de convênio entre o SESI e a Universidade Estadual do Ceará (UECE), através do Curso de Música da UECE e do Museu da Indústria do SESI. As apresentações marcam o início oficial das atividades da orquestra. No repertório das apresentações, obras de Mozart, Vivaldi e outros músicos populares.

O objetivo principal da orquestra, segundo o maestro Alfredo Barros, é de formação musical. “A ideia é desenvolver a formação pedagógica e de desenvolvimento técnico e de repertório visando que os jovens evoluam tecnicamente e cheguem à Orquestra Sinfônica da UECE (OSUECE). Com esse propósito, é estruturada a cadeia de formação desde a base até o nível universitário, apresentando-se como um modelo de profissionalização”, explica.

A Orquestra é um dos pilares do projeto do novo Curso de Extensão em Música da UECE que deverá ser lançado no segundo semestre de 2016, proporcionando o acesso à formação musical de mais de 200 jovens da região do entorno da UECE por meio de cursos de extensão.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA