Indústria agroalimentar é o foco do sétimo painel com especialistas do Projeto Rotas Estratégicas

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará(FIEC) iniciou na tarde desta quarta-feira, 15/6, o sétimo painel com especialistas do Projeto Rotas Estratégicas. Dessa vez, a Indústria Agroalimentar é foco da iniciativa, maior ferramenta do Programa para Desenvolvimento da Indústria da FIEC, que prevê uma série de ações, atividades e projetos de inovação visando a promoção da indústria. A Rota Estratégica recebe apoio da Confederação Nacional da Indústria(CNI) e do Sebrae. O painel prossegue até essa quinta-feira na sede da FIEC.

A Rota Estratégica Agroalimentar envolve os sindicatos patronais dos segmentos de bebidas, alimentos, pesca, sorvetes, carnaúba, caju, sal, lacticínios, pães, massas e trigo. No primeiro dia, estiveram reunidos cerca de 30 especialistas da academia, setor produtivo e governo.

O presidente do Sindialimentos, André Siqueira, deu às boas vindas aos especialistas e pediu que todos se dediquem ao trabalho do painel como forma de contribuir com o Programa para Desenvolvimento da Indústria(PDI) da FIEC. " O Projeto Rotas Estratégicas é desse Programa inspirado nas experiência que a Federação do Paraná desenvolveu no seu estado e em Santa Catarina, o que chamou atenção da FIEC. Uma vez realizado no Ceará, a Rota vai direcionar os caminhos que setor agroalimentar deve tomar em busca de inovação, tecnologia e de competitividade. Como também vai contribuir para FIEC atuar como articuladora em busca de apoio governamental e de outras instituições para o estimular ainda mais o crescimento desse segmento", enalteceu.

O assessor técnico da Diretoria da FIEC, o economista Guilherme Muchale, apresentou os 17 setores e áreas priorizados como Setores Estratégicos para o Ceará que foram organizados e deram origem as 13 Rotas Estratégicas. Também explanou sobre as ações desenvolvidas pelo Programa para Desenvolvimento da Indústria e como os dados coletados nos painéis das rotas serão sistematizados em em forma de roadmaps - – mapas com o futuro desejado, desafios e propostas de ações. " Com o agroalimentar, já realizamos sete painéis e entregamos três publicações referentes aos segmentos Energia, Logística e Eletrometalmecânico. Esperamos entregar todas as rotas e implementá-las no próximo ano", planeja.

Entre pesquisadores, membros da academia, representantes governamentais, os empresários indústria vinculados aos sindicatos de alimentos da FIEC estão bem representados no painel. O presidente do Sindsorvetes, Flavio Oliveira, espera que o Projeto Rotas Estratégicas ajude a desenvolver e fortalecer os fornecedores da nossa cadeia produtiva. " A maior parte dos insumos para fabricação de sorvetes em indústrias no Estado compramos de fornecedores de fora, incluindo o leite em pó. Daqui só compramos frutas. Queremos conhecer e estimular negócios com a indústria de lacticínios no Estado", ilustra. 

Água

Na semana que vem, nos dias 20 e 21 de junho(segunda e terça), no mesmo horário, será a vez do painel com especialistas da Rota Estratégica Água. Foram convidados cerca de 40 especialistas entre empresários, pesquisadores da academia e representantes do Governo e de organizações e instituições não governamentais.

Sobre as Rotas Estratégicas
O projeto Rotas Estratégicas Setoriais tem o objetivo de construir coletivamente, com especialistas da academia, setor produtivo e governo, caminhos possíveis de desenvolvimento para os segmentos e áreas estratégicos, com a identificação de entraves existentes, ações resolutivas estratégicas e tecnologias-chaves para a competitividade do setor, compilados e ilustrados em forma de roadmaps - – mapas com o futuro desejado, desafios e propostas de ações. Para nortear o trabalho durante os paineis, foram elaborados estudos socioeconômicos com diagnósticos, levantamento de tendências tecnológicas, ativos de pesquisas, desenvolvimento e inovação.

Já foram realizados os encontros com os especialistas dos setores de Energia, Eletrometalmecânico, Construção e de Minerais não Metálicos, Logística, Saúde e Tecnologia da Informação & Comunicação. Faltam ser promovidas as reuniões dos segmentos Economia do mar, Biotecnologia, Produtos de consumo (couro e calçados, confecções, madeira e móveis), Meio Ambiente, Turismo e Economia Criativa.

Sobre o Programa para Desenvolvimento da Indústria

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável da indústria cearense, foi lançado em 2015, o Programa para Desenvolvimento da Indústria, composto por um conjunto de projetos integrados que envolvem ações incisivas para promoção da competitividade, prospecção de futuro, inteligência competitiva e articulação com diversos atores em prol da cooperação para o desenvolvimento industrial, estímulo ao empreendedorismo e à eficiência produtiva.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA