Palestra em Sobral sobre NR-12 aborda saúde e segurança do trabalho

Empresários, técnicos e profissionais da área de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) participaram nesta terça-feira (14/6), da palestra "NR-12 - Por que se adequar?", realizada no Centro Integrado SESI SENAI de Sobral. O evento foi promovido pelo Conselho Temático de Relações Trabalhistas e Sindicais (COSIN) da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/CE). O diretor regional da FIEC em Sobral, Jocely Dantas, abriu o evento, representando o presidente da FIEC, Beto Studart, ressaltando a importância da indústria para o país e a necessidade de haver políticas públicas de apoio ao segmento, inclusive em relação às normas regulamentadoras. "As NRs são mecanismos para prevenir acidentes. A preocupação da FIEC é auxiliar a indústria a aplicá-las de forma eficiente", disse o empresário.

O engenheiro de Segurança do Trabalho, consultor e professor do SENAI/CE, Thomas Torres, ministrou palestra sobre adequação à NR-12. Ele iniciou apresentando números sobre acidentes de trabalho, analisando os custos para as empresas. Segundo ele, o custo anual da indústria com acidentes (segurados e não segurados) é de R$ 41 bilhões. O número de dias perdidos por acidente cresceu 23% nos últimos anos, segundo Thomas. Cerca de 50% dos acidentes acontecem em máquinas e equipamentos. Máquinas obsoletas causam 25% das ocorrências graves e incapacitantes. O Brasil é o 4° país em todo o mundo em número de acidentes, afirmou.

Entre os itens exigidos pela NR-12 apresentados pelo palestrante, estão desde medidas simples, como sinalização, a análise da concepção das máquinas para prevenção de riscos e qualificação dos operadores. Alguns dos gargalos para a adequação são a obsolescência das máquinas do parque industrial brasileiro e a impossibilidade de adequar máquinas europeias e norte-americanas à NR-12. Para Thomas, além da prática de prevenção, é necessário começar a fazer cálculos."Qual o custo de adequar e qual o custo de imagem, de indenizações? A redução de acidentes é fator de competitividade para as empresas", finalizou.

Para o presidente do Conselho Temático de Relações Trabalhistas e Sindicais (COSIN), Jaime Bellicanta, as indústrias devem se adequar o quanto antes às NR's. "Nosso objetivo é orientar as empresas para que atuem de forma a permitir que o trabalhador retorne à sua casa da mesma forma que saiu. Para isso, precisamos de máquinas seguras, equipamentos corretos, dentre outros itens", explicou. Bellicanta chamou atenção para o caso de situações de fiscalização, a abordagem dos órgãos fiscalizadores é diferente caso a empresa já tenha iniciado a adequação. O gerente da Unidade de Inovação e Tecnologia (UNITEC) do SENAI/CE, Régis Tavares, apresentou as possibilidades de adequação oferecidas pelo Sebrae, por meio do Sebraetec, que oferece financiamento de 50% para projetos de segurança nas empresas.

Conselho Temático de Relações Trabalhistas e Sindicais (COSIN)

"Um conselho itinerante". Foi assim que o diretor regional do SENAI, Paulo André Holanda, classificou o COSIN. "É um dos conselhos mais atuantes dos 11 que temos na Federação. Uma das principais preocupações do conselho é oferecer a empresários e profissionais informações para auxiliar a indústria, dando cada vez mais segurança ao trabalhador", considerou. O COSIN atua examinando as tendências do mercado de trabalho, políticas de empregos e salários no país, além das relações internacionais do trabalho, acompanhando a legislação, projetos de lei e decretos,  em defesa dos interesses do setor industrial.

Acesse aqui a apresentação sobre NR12.

      

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA