Fortaleza Brazil Stone Fair mostra evolução do setor de rochas ornamentais no Ceará

Foi realizada terça-feira a solenidade de abertura oficial da Fortaleza Brazil Stone Fair, com as participações do presidente do Sindicato das Indústrias de Mármores e Granitos do Estado do Ceará (Simagran-CE), Carlos Rubens Alencar, que promove o evento; do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Beto Studart; e do Assessor Especial para Assuntos Internacionais do Governo do Estado, Antonio Balhmann, na ocasião representando o governador Camilo Santana. Estiveram presentes ainda personalidades da economia cearense, como o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado, Ferruccio Feitosa, e o presidente da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), Mário Lima Junior.

O presidente da FIEC, Beto Studart, grande apoiador e incentivador da Fortaleza Brazil Stone Fair, em sua fala, destacou a evolução do setor de rochas ornamentais nos últimos anos. “O sucesso da edição de 2015 e a realização da feira neste ano são provas de que quanto melhor o setor se organiza, maior é o seu avanço e mais relevante é a sua contribuição para o desenvolvimento do nosso estado”. Beto evidenciou ainda o quanto o setor é promissor no Ceará. “Desde o ano passado, a FIEC hipotecou o seu apoio ao evento, que já anunciava que viria para ficar. Hoje me alegro por estarmos mais uma vez testemunhando e estimulando a potência do setor de rochas. Já somos grandes neste ramo, mas temos chances reais de nos tornarmos ainda mais pujantes. O Ceará é o terceiro maior exportador de rochas ornamentais do Brasil e, ano a ano, registra uma curva ascendente no volume de vendas ao exterior. A atuação da nossa federação, em especial, do Simagran-CE, tem sido firme em fomentar ainda mais esse potencial do setor, que foi considerado um dos três exportadores de futuro promissor, como uma das alavancas para a nossa economia”.

Na ocasião, o Assessor Especial para Assuntos Internacionais do Governo do Estado, Antonio Balhmann, destacou o momento importante pelo qual as rochas ornamentais atravessam no Ceará, a importância da Fortaleza Brazil Stone Fair e o envolvimento do Governador Camilo Santana que determinou o desenvolvimento do setor como uma prioridade do seu governo. “E essa prioridade não é só porque o setor é só exportador, ou porque ele é um promotor de renda, mas, muito especialmente, porque ele é um promotor de emprego, tanto na indústria, como é promove emprego inexoravelmente no interior, onde a gente busca com tanta ânsia gerar emprego, porque é lá que as necessidades se apresentam ainda mais gritantes, muito especialmente num estado como o nosso estado”, enfatizou Balhmann.

O Assessor Especial para Assuntos Internacionais do Governo do Estado destacou ainda a importância da ZPE para o desenvolvimento do setor de rochas ornamentais, bem como da indústria cearense de uma forma geral. “O Ceará hoje abriga a ideia mais audaciosa do ponto de vista de política de desenvolvimento industrial do Brasil, pois temos aqui a ZPE, um instrumento extremamente bem localizado, com um conjunto de modais, os quais estão no seu entorno, que dão a ela a segurança de uma logística ágil, cada vez de melhor qualidade e de custo mais baixo”.

Fortaleza Brazil Stone Fair

O Centro de Eventos do Ceará (CEC) recebe, desde ontem, 31 de maio, a segunda edição da Fortaleza Brazil Stone Fair, exposição internacional de mármores, granitos, limestones, pedras laminadas, máquinas, equipamentos e insumos para a cadeia produtiva das rochas ornamentais e de revestimento. A feira, voltada principalmente para arquitetos, designers e decoradores, vai até sexta-feira, 03 de junho, e conta com expositores e palestrantes nacionais e internacionais do setor de rochas ornamentais.

Com a feira, o Simagran-CE tem como objetivo promover o setor, que está crescendo exponencialmente nos últimos anos, e chamar atenção para o potencial produtivo do Ceará em relação às rochas ornamentais. "O nosso grande objetivo com esse evento é a valorização da pedra e a geração de demanda. Diante disto, nós estamos estabelecendo como direção fazer um trabalho muito forte junto aos arquitetos e profissionais de design e decoração, pois 85% de tudo que é produzido no mundo todo nesse setor cai nas edificações civis e nas obras públicas", afirma o presidente do Simagran-CE, Carlos Rubens Alencar.

Os interessados em participar da Fortaleza Brazil Stone Fair, que acontece das 15h às 22h, com entrada gratuita, podem fazer credenciamento através do site do evento (http://stonefairfortaleza2016.com.br) e também no local nos dias da feira. A programação completa também está disponível no site.

SERVIÇO

Fortaleza Brazil Stone Fair
Data: De 31 de maio a 03 de junho
Horário: Das 15h às 22h
Local: Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz) - Pavilhão Leste – Portão E
Inscrições: gratuitas, previamente pelo site (http://stonefairfortaleza2016.com.br) e nos dias do evento, também no local.

 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA