Empresários e educadores acompanham lançamento do Prêmio SESI SENAI de Educação no Cariri

Empresários industriais, gestores das instituições do Sistema S e educadores do Cariri lotaram o auditório da unidade do SENAI em Juazeiro do Norte, na noite do dia 24 de maio, para conferir o lançamento regional da 1ª edição do Prêmio SESI SENAI de Educação.

O diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, abriu o evento ratificando que tanto a educação básica como a profissional são a mola propulsora de qualquer país. "Como podemos transferir tecnologia e inovação se o nível de escolaridade dos trabalhadores está abaixo do esperado. Logo, o Prêmio é uma ação importante que valoriza os trabalhadores das indústrias cearenses como também os empresários que os estimulam a crescer", destacou.

O superintendente do SESI Ceará, César Ribeiro, afirma que a promoção da educação é um processo com ganhos a médio e longo prazo. " Pensamos o prêmio para valorizar as empresas que trabalham ações educativas de formação do trabalhador como cidadão. Assim, os trabalhadores estimulados fazem boas referências sobre as empresas que trabalham junto à sociedade e ao mercado", esclareceu.

Ao conclamar a participação dos industriais presentes aos evento das áreas da Construção Civil, Panificação, Calçados e Panificação, o diretor Regional da FIEC no Cariri, Marco Tavares, frisou que o dia do lançamento do Prêmio não será em vão e ficará marcado na mente e nas ações dos industriais da Região. Para ele, mais uma vez, os empresários têm a oportunidade de colaborar e estimular à Educação junto aos seus colaboradores.

De acordo com Tavares, a produtividade se amplia com o desenvolvimento da capacidade técnica do colaborador inclusive em mexer em manuais." Não se admite mais em pleno Século XXI trazer técnicos do sul e da China para instalar e montar máquinas porque não temos pessoas capacitadas", lamentou.

A gerente da Unidade de Educação e Cultura do SESI Ceará, Sônia Parente, explicou como será a mecânica de participação do prêmio, as etapas, benefícios para as indústrias, as ações e outros detalhes do regulamento. " Vale a pena investir em educação ao mesmo tempo que gera produtividade e torna as empresas conhecidas por valorizarem a educação dos trabalhadores", reforçou Parente.

Após as explicações, a supervisora administrativa do Grupo M. Dias Branco no Crato, Rosa da Penha Bezerra, elogiou o lançamento do prêmio e revelou que a empresa na qual trabalha rotineiramente já promove treinamentos e qualificações junto aos colaboradores e trabalhadores. " Acredito que a empresa possa participar mostrando que estimula a educação não só para elevar a escolaridade do trabalhador. Mas também como forma de valorizar a sua família e sua carreira", acredita.

O delegado Regional do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e de Material Elétrico no Estado do Ceará (SIMEC) no Cariri, Adelaido Pontes, vai estimular a participação no Prêmio dos quase 30 associados do Sindicato na Região. "Temos que triplicar ações educativas junto aos nossos associados. O maior exemplo que temos de melhoria da escolaridade dos tralhadores é na empresa SINGER", cita.

Durante o lançamento, a coordenadora de Educação e Cultura do SESI em Juazeiro do Norte, Aparecida Moreira, declamou uma poesia de sua autoria que resume bem o sentimento religioso, educador, turístico, cultural e empreendedor da Região do Cariri. Confira:


PRÊMIO SESI SENAI DE EDUCAÇÃO

E neste dia tão especial, de lançamento de prêmio, é necessário fazer uma honrosa saudação.

Acolhemos representantes das indústrias e demais sindicatos da região, e com o apoio da FIEC Cariri, apresentaremos neste momento ,o Prêmio SESI/SENAI de Educação.

Entretanto, não podemos iniciar sem ressaltarmos a cultura peculiar do nosso Ceará.

Assim, Juazeiro do Norte será nosso foco, que se falando em cultura, nada fica a desejar. Considerada uma das maiores expoentes de manifestação cultural, dada aos seus dotes.

Juazeiro cresceu, graças a figura do Padre Cicero. Há uma história de crença e luta desse sacerdote. Incentivador do artesanato, que garantia trabalho e renda para seus habitantes, intencionalmente.

Detém grande participação na economia, celeiro de artistas , reconhecidos até internacionalmente.

Muitos buscam inspiração nos grandes personagens local e regional como Padre Cicero , Lampião, no sertanejo, representando as tradições, festividades religiosas, as romarias ao Padre Cicero Romão.

Essas, deram fama e comercialização a Cidade de Juazeiro do Norte. As danças do reisado e lapinha em dias de Reis, destaca o nosso folclore. Na arte podemos contar em diversidades: peças em madeira, palha, couro, ferro e gesso.

E temos a literatura de cordel que dá força à xilogravura, tudo é feito no capricho. Isso é o segredo.

Como se não bastasse, temos os repentistas, grandes artistas que fazem versos e desafios em rimas.

Grupos de teatros proliferam, e a cidade possui ainda uma orquestra de rabecas, a qual se prima.

Isso é produção, todos ganham, as indústrias se expandem.

Economia cresce.

O desenvolvimento acontece.

O Prêmio SESI/SENAI de Educação, traz à tona essa cultura, cujo prêmio, a região se faz à altura

Descortina um polo cultural enraizado pela criatividade, luta e humildade, e cheio de cultura

E dada a largada deste prêmio ímpar, na presença de honrosas celebridades, que vença não o melhor, mas o que se fez destacar na cultura de cada cidade.

Serviço:

O próximo lançamento regional do Prêmio será na próxima terça-feira, dia 31/5, às 19h, no auditório do Centro Integrado SESI SENAI em Sobral. As premiações serão entregues durante solenidade em novembro.  O regulamento e a ficha de inscrição podem ser acessados no endereço do Portal do Sistema FIEC: www.sfiec.org.br.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA