Simagran realiza segunda edição da Fortaleza Brazil Stone Fair no Centro de Eventos do Ceará

Com um impacto crescente na balança comercial do Ceará, o setor de rochas ornamentais registra um aumento de 45,9% no volume de exportações no primeiro quadrimestre de 2016 em relação ao mesmo período do ano passado. É uma indústria em expansão, mesmo diante das adversidades do cenário econômico. Para promover o setor e ampliar a visibilidade do potencial produtor do estado, o Sindicato das Indústrias de Mármores e Granitos do Ceará (Simagran-CE) realiza de 31 de maio a 3 de junho, no Centro de Eventos do Ceará, a segunda edição da Fortaleza Brazil Stone Fair, evento internacional com exposição de equipamentos e insumos, palestras e realização de negócios.

A solenidade de abertura da feira será realizada no dia 31/5, às 19h, com a participação do presidente da FIEC, Beto Studart, e do governador do estado, Camilo Santana. O evento é pioneiro do setor no Nordeste e é voltado para arquitetos, designers e decoradores. Entre os expositores, estarão presentes empresas de mineração e indústrias de rochas ornamentais nacionais e estrangeiras, empresas de beneficiamento industrial de rochas ornamentais, fornecedores de máquinas, equipamentos e insumos, instituições técnicas e de classe representativas do setor. A entrada é gratuita.

A primeira edição realizada em 2015 foi um grande sucesso e, em função disso, já passou a fazer parte do calendário mundial das feiras do setor. Para a edição de 2016, a divulgação do evento alcança países como EUA, Índia, Alemanha, Itália, China, EUA e Portugal.

O setor de rochas ornamentais no Ceará, apesar de bastante recente, tem crescido exponencialmente nos últimos anos. Em 2015, o Ceará exportou em torno de 20 milhões de dólares. Neste ano, o setor de rochas ornamentais foi incluído entre os beneficiados com áreas para instalação de indústrias na Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE) e o fato tem trazido ainda mais otimismo para o setor. A expectativa é de que, em 2020, o Ceará chegue a exportar 200 milhões de dólares.

O Ceará é hoje reconhecido como um dos mais importantes produtores de rochas super exóticas do mundo. O granito é muito bem aceito no mercado americano, que é o grande comprador da rocha do Brasil. É inclusive um dos poucos produtos em que o Brasil é o maior fornecedor para os Estados Unidos. Por lado, há outros tipos de rochas também bastante requisitadas, como os quartizitos, que são rochas formadas por 99,9% de quartzo, super resistentes, com cores bonitas, claras, muito procuradas por arquitetos de todo o mundo e que estão alavancando as exportações cearenses. O polo produtor de quartizito fica na região noroeste do Ceará (em municípios como Uruoca, Martinópole, Senador Sá e Santana do Acaraú).

Serviço:
Fortaleza Brazil Stone Fair
Data: De 31 de maio a 3 de junho
Horário: Das 15h às 22h
Local: Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz) – Pavilhão Leste – Portão E
Inscrições: gratuitas, previamente pelo site (http://stonefairfortaleza2016.com.br) e nos dias do evento, também no local.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA