Competição de natação paralímpica é uma das atrações da Ação Global 2016

Segundo dados do último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, o Ceará registrava 1 milhão de deficientes. Destes, 40 mil estão em Maracanaú. Visando o resgate social dessas pessoas, que por muitas vezes encontram-se desmotivadas, o paratleta Edivaldo Prado idealizou e fundou o projeto Faça do deficiente um atleta.

O projeto existe há 14 anos, em Maracanaú, e assiste mais de 200 paratletas nas modalidades de: natação, tênis de mesa e atletismo. Na competição de natação paralímpica que será realizada na Ação Global 2016, no dia 21 de maio, a partir das 8h, mais de 70 atletas irão participar. Além do projeto Faça do deficiente um atleta, que faz parte do Centro Paradesportivo Edvaldo Prado, mais três entidades farão parte da competição. São elas: Associação Cearense do Esporte Adaptado (Acea), Centro de Profissionalização Inclusiva para a Pessoa com Deficiência (Cepid) e Associação Deficiência Superando Limites (Adesul).

Rochele da Silva e Carlos Alberto, paratletas que fazem parte do projeto, estão pré-convocados para as Paralímpíadas 2016, em outubro, no Rio de Janeiro. Para Edivaldo, “o projeto forma muito mais que campões, e sim cidadãos”. Desde 1997 a iniciativa de estimular a prática do esporte na vida de pessoas com deficiência já rendeu mais de 2.500 medalhas em competições nacionais e estaduais.“O esporte é uma ferramenta que integra as pessoas. Nos torna mais capazes e perseverantes. Ele mudou a minha vida”, conta Edivaldo.


Saiba mais:

A Ação Global é um mutirão de cidadania que, em 2016, acontecerá em Maracanaú, no dia 21 de maio. Das 8h às 16h, os participantes podem ter documentos emitidos e receber atendimento médico, psicológico e jurídico gratuito. Quem nunca teve uma certidão de nascimento, cédula de identidade, CPF ou título de eleitor pode, finalmente, passar a fazer parte das estatísticas oficiais do país. Tudo isso em meio a muitas atividades de saúde, lazer, educação e esporte.


SERVIÇO:
Competição de Natação Paralímpica
Data: 21 de maio (sábado)
Horário: A partir das 8h
Local: SESI Clube da Parceria (Av. do Contorno, 1102, Distrito Industrial I, Maracanaú)
Mais informações: 3321 9738/ 3321 9710/ 3312 9734

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA