PDA realiza curso sobre gestão de SST em Juazeiro do Norte

Na última terça-feira (10/05), o Sindicato das Indústrias de Calçados e Vestuários de Juazeiro do Norte e Região (Sindindustria) e a FIEC Cariri, por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), realizaram, em Juazeiro do Norte, o curso como fazer a gestão de SST na era do e-Social. O curso teve como propósito apresentar os principais aspectos do e-Social e seus impactos para as indústrias, destacando pontos de atenção relacionados à gestão do cumprimento das obrigações de SST. A realização conta com a parceira também da Confederação Nacional da Indústria (CNI), da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

Participaram do evento 76 representantes das indústrias da região. Entre as empresas, Grendene, PVC Calçados, Rio Peixe Água Mineral, Kariris Compressores, Sabão Juá, Singer do Brasil, Construtura CRC, Itapui, SESI e SENAI. Na oportunidade, os participantes usufruíram também das atividades de ginástica laboral ofertada pelo SESI.

O evento teve como facilitador o engenheiro eletricista, Mauricio Viana. Ele é pós-graduado em engenharia de segurança do trabalho, mestre em engenharia civil e conselheiro da Câmara Especializada em Engenharia de Segurança do Trabalho (CREA/PE). Mauricio explicou como se relacionam as obrigações acessórias que integram o e-Social, alertando para a necessidade de assegurar a conexão entre as informações prestadas, especialmente, no que tange ao SST. Falou também sobre os conceitos relacionados aos fatores de riscos ambientais do trabalho e o SST com ênfase na legislação trabalhista e previdenciária.

Sobre o PDA: O Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) é um instrumento da CNI e das federações de indústria para fortalecer a representação sindical empresarial da indústria, a fim de melhorar o ambiente de negócios e ampliar a competitividade das empresas do setor.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA