Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e membros da União Europeia discutem Bioeconomia durante Fórum Oportunidades de Negócios em Biotecnologia

O Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) reuniu-se nesta terça-feira (10/05) com membros da União Europeia e da Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio) durante o Painel Diálogos Setoriais União Europeia Brasil, realizado no âmbito do Fórum Oportunidades de Negócios em Biotecnologia, que acontece até amanhã (11/05), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

O tema principal da reunião foi Bioeconomia. O coordenador nacional de Biotecnologia e Saúde do MCTI, Luiz Henrique Canto, explicou as áreas de atuação da Bioeconomia no Brasil: industrial, produção primária e saúde humana e animal. Segundo ele, o desafio do país é mudar a cadeia de valor. Além disso, segundo Canto, o Brasil precisa avançar na modernização do marco legal, formação de investimentos e na consolidação das recentes conquistas na área.

A ideia, segundo Canto, foi “beber da fonte da União Europeia” e implantar o Observatório de Biotecnologia no Brasil. O país já faz parcerias com Argentina, Canadá, Estados Unidos, Índia, Holanda e Alemanha.

Michael Klinkenberg e Manuel Gomez Barbero, do Joint Research Centre, instituto de pesquisa e desenvolvimento da União Europeia, apresentaram a instituição e os setores com os quais trabalham. O JRC, criado em 1957, tem sete unidades em 5 países, 3055 colaboradores entre pesquisadores e administrativo. Os principais setores de atuação são ácidos, polímeros e surfactantes.

Palestras

Nesta tarde, as discussões giraram em torno dos temas: Como aproveitar as oportunidades surgidas com o novo marco legal de CT&I e como reduzir a dependência tecnológica do Complexo Econômico e Industrial da Saúde no Brasil. Além disso, houve diversos painéis destinados a apresentar tecnologias de biotecnologia agropecuária. No fim do dia, foram realizadas apresentações orais de tecnologias selecionadas pela Renorbio.

Mostra de Negócios

Oportunidades de negócios inovadores ligados à biotecnologia, voltados a quem deseja investir no setor, foram apresentados durante a Mostra de Oportunidades de Negócios Inovadores. As apresentações são decorrentes de pesquisas realizadas em diversas áreas e podem resultar na criação de novos negócios ou inserção de novos produtos no mercado. Cada pesquisador tem 10 minutos para apresentar o assunto e depois segue interação com a plateia. Nesta terça, apresentaram-se prof. Cleverson Diniz Teixeira de Freitas - Uso de peptidases vegetais na produção de queijos vegetarianos; prof. Julio Ximenes [Profa. Vânia] - Transformação de resíduos de camarão em produtos de alto valor agregado; prof. Marcos Carlos de Matos - Desenvolvimento de um novo processo para a produção do fármaco utilizado no tratamento do mal de Parkinson; prof. Alysson Lira Angelim: BIOTRENDS - Soluções Biotecnológicas; e prof. Said Gonçalves da Cruz Fonseca: Veículo para Preparações Orais Líquidas.

Na quarta (11/05), apresentam-se prof. Kaio Moraes de Farias - Potencial droga anti o câncer de próstata; profa. Maria Cristiane Martins de Souza - Novo processo eficiente para a obtenção de Imunoglobulina G; prof. Luzia Kalyne Almeida Moreira Leal - Nanofitoterápico de alecrim-pimenta (Lippia sidoides) para o tratamento de doenças inflamatórias; prof. Fco Jose Lopes Cajado - Utilização da palma forrageira gigante para a preservação do sêmen de curimatã; prof. Samuel Gondim Sampaio - Células solares feitas com o líquido da casca da castanha de caju.

        

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA