FIEC, Fiocruz e Renorbio realizam  Fórum de Oportunidades de Negócios em Biotecnologia

Promover o intercâmbio entre os setores acadêmico, empresarial e governamental e difundir as aplicabilidades da biotecnologia na base produtiva de diversos setores da economia. Esses são alguns dos objetivos do Fórum de Oportunidades de Negócios em Biotecnologia, que será realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Fundação Oswaldo Cruz no Ceará (Fiocruz-CE) e a Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio) entre os dias 9, 10 e 11 de maio de 2016, na sede da FIEC em Fortaleza. O Fórum abrigará no mesmo período, os seguintes eventos:


-  "II Workshop de Biotecnologia em Produtos Farmacêuticos: Desenvolvimento, Produção e Regulamentação", organizado pela Fiocruz-CE;
- "Workshop de Exposição de Tecnologias do Programa de Pós-graduação da Renorbio", organizado pela Renorbio;
- Reunião Brasil e União Europeia em Bioeconomia, organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI);


Produtos farmacêuticos
A segunda edição do Workshop de Biotecnologia em Produtos Farmacêuticos conta com o apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), por meio do Programa de Apoio a Realização de Eventos Científicos (REC), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB).


O evento pretende abordar temas orientados para o conhecimento, uso e desenvolvimento de produtos a partir da biodiversidade, capazes de integrar avanço tecnológico no desenvolvimento farmacêutico. Em 2011, a primeira edição do workshop contou com a participação de 15 pesquisadores nacionais e cinco pesquisadores internacionais, bem como membros do governo e do setor industrial, além de cerca de 200 participantes durante o evento. A coordenação do workshop está a cargo da pesquisadora Claudia do Ó Pessoa (UFC/ Fiocruz- Ceará) e do pesquisador Marcos Lourenzoni (Fiocruz- Ceará).

Negócios inovadores
No dia 11, das 19 às 22h, será realizada uma mostra de oportunidades de negócios inovadores ligados à biotecnologia e que podem interessar a quem deseja investir no setor. As apresentações são decorrentes de pesquisas realizadas em diversas áreas e podem resultar na criação de novos negócios ou inserção de novos produtos no mercado. Cada pesquisador terá 10 minutos para apresentar o assunto e depois haverá uma interação com a plateia.


Apoiadores
São parceiros na realização e promoção do evento o Sistema FIEC, Fiocruz, Banco do Nordeste, CNPQ, Capes, Redenit, Rede Nordeste de Biotecnologia - Renorbio, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação-MCTI, PAEP, RedeNIT Ceará, Funcap e SEBRAE. Também apoiam o encontro o Ministério da Saúde, Simec, Sindquímica e Perkin Elmer.


Sobre os Fóruns de Oportunidades de Negócios
Dentro do eixo de cooperação e ambiência para o desenvolvimento, o Programa para Desenvolvimento da Indústria realizara os fóruns de oportunidades de negócios. Eles contribuem para competitividade e a inovação das cadeias produtivas de setores industriais, por meio da realização de workshops voltados à promoção de negócios entre empresas, discussão de aspectos regulatórios e a atração de novos investimentos.
O resultado esperado com os fóruns é a geração de oportunidades de negócios para empresas existentes ou novos empreendimentos. Nas palavras da Dra. Cláudia do Ó Pessoa, “o evento a ser realizado na FIEC é um ambiente fértil para plantarmos inciativas que possam congregar e fortalecer o estabelecimento das oportunidades em PDI para o complexo industrial da saúde no estado do Ceará. Portanto, inciativas que possam congregar e fortalecer o estabelecimento das oportunidades em PDI para o complexo industrial da saúde no estado do Ceará.


Serviço: Fórum de  Oportunidades de Negócios em Biotecnologia
Dias 9, 10 e 11 de maio
Local: Sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Endereço: Avenida Barão de Studart, nº 1980


Eventos conjuntos:
- Fiocruz Ceará - II Workshop Biotecnologia em Produtos Farmacêuticos: Desenvolvimento, Produção e Regulamentação.
‐ Renorbio - Workshop de Exposição de Tecnologias do Programa de Pós-graduação da Rede Nordeste de Biotecnologia.
A programação (sujeita a alteração) pode ser vista no seguinte link:
http://www.sfiec.org.br/documentacao/teasers/2016/nucleo_economia/programacao_biotecnologia.pdf

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA