SENAI e Del Rio inovam ao oferecer um curso de mecânica para máquinas de costura só para mulheres

" Mulher que trabalha é mulher independente". Apostando no poder das mulheres na sociedade e em seu carisma oara o mercado de trabalho, a empresa de confecções e moda íntima Del Rio, sediada em Maracanaú, emprega mais 3500 funcionários em suas unidades, sendo 90% formado por mulheres. Elas atuam em todas as áreas da empresa, da linha de produção à diretoria. Porém, após informatizar todo o maquinário, a empresa com quase 50 anos de existência viu a necessidade de qualificar as mulheres como mecânicas de manutenção em máquinas de costura. Procurou o SENAI e fechou parceria com a instituição, por meio da unidade da Parangaba, para a realização dentro da empresa da primeira turma de mecânica formada completamente por mulheres com média dos 20 anos. As aulas começaram na última terça-feira, 26 de abril, e prosseguem pelo mês de maio.

Na prática, a capacitação é voltada para Manutenção Preventiva e Corretiva nas Máquinas de Costura Reta, Overloque, Interloque e Galoneira. No primeiro dia, dentro da sala de aula especial instalada e reservada para elas no interior do Centro de Preparação Profissional da empresa, as alunas acompanhavam atentamente a aula do instrutor educacional do SENAI Parangaba, Josias Teixeira. Ele estava ensinando sobre a manutenção e lubrificação de máquinas, agulhas e equipamentos acessórios. " Essa é a primeira vez que ministro aula de manutenção de máquinas de costura só para mulheres. É uma grande oportunidade para elas. A Del Rio e o SENAI inovam ao oferecer esse curso para mulheres porque a grande maioria das turmas das capacitações é formada por homens. E ainda reforça o poder das mulheres na sociedade e na moda", destaca.

Joana Maiara Lopes da Silva, de 23 anos, tem a expectativa de aprender uma nova profissão com o curso. Ela já tem uma larga experiência como operadora de máquina de costura na Vicunha e Têxtil Bezerra de Menezes e por ter feito também um curso de costura. " É um mercado amplo para as mulheres e uma oportunidade como essa é única para mim que já me identifico e sei costurar, trocar peças e fazer pequenos reparos em máquinas. Depois desse curso, espero fazer o de eletricidade para máquinas", planeja.

Também moradora da Grande Pajuçara em Maracanaú, a estudante Keliane Barroa Costa, de 16 anos, espera aprender bastante com o curso e se formar como trainee em mecânica em máquina de costura para assim conseguir o primeiro emprego. " Essa é a minha primeira experiência em curso profissionalizante. É uma experiência nova para mim porque nunca tinha visto mulher mexer com mecânica e conserto de máquinas. No meu caso, a minha experiência era operar a máquina da minha avó de forma autodidata para costuras caseiras como fechar elásticos em máquinas overlock e reta", esclarece.

Dos quatro diretores da Del Rio, três são mulheres. Uma delas é a cooordenadora de Recursos Humanos, Izadora Menezes. Ela revela que já existia o interesse da empresa pelo curso de mecânica em máquinas de costura. "Chegamos ao SENAI para solicitar o curso e a instituição nos atendeu o adaptando às mulheres e para manutenção de máquinas mais modernas, eletrônicas e computadorizadas. Nessa época de empoderamento feminino, a empresa inova ao oferecer o curso para elas", enfatiza. Izadora explica que ao terminarem os cursos as mulheres serão trainee em mecânica de manutenção em máquinas de costura.

De acordo com o sócio majoritário da Del Rio, Carlos Pereira, a empresa tem por política historicamente empregar mulheres e empoderá-las no mercado de trabalho.

“Temos quer ter essa visão já que fazemos um produto feminino sensível e de qualidade. A consumidora brasileira ensinou as mulheres da linha de produção a confeccionar lingerie. E as mulheres na manutenção dos equipamentos também contribuem nesse contexto porque a mecânica das máquinas de costura é fina e cheia de detalhes igual a dos relógios. Isso faz com que as mulheres levem vantagem pela sensibilidade. A Del Rio é uma empresa de mulheres para mulheres.”, enaltece.

Carlos Pereira afirma que a realização do curso ao lado SENAI faz parte das ações da empresa como única participante cearense do movimento mundial 360 graus. A iniciativa tem como bandeira fortalecer o poder feminino e congrega empresas como Natura, Coca-Cola, Walmart e Santander. Ele elenca outras atividades da Del Rio de apoio à feminilidade como o manifesto #euqueroeuposso e benefícios trabalhistas como disponibilidade de uma creche para os filhos das trabalhadoras. “A parceria com o SENAI formaliza e amplia a educação profissional já conduzida pela empresa para operadoras de máquinas de costura. Atuar em parceria com o SENAI é inspirador. O curso foi pensado conjuntamente e o treinamento possui uma sala de aula reservada para elas. A empresa que paga para ensinar mulheres jovens em busca do primeiro emprego”, reforça

A próxima parceria do Senai com a Del Rio será na realização da primeira turma de jovens aprendizes em junho próximo.

Curiosidade:

A marca Del Rio surgiu inspirada no nome da atriz mexicana Dolores Del Rio. Ela era uma mulher à frente do seu tempo. Nos anos 20 e 30 do século passado, ela mexia com os costumes tradicionais ao praticar tênis, golfe e natação. Dedicou-se à literatura e ao estudo de línguas estrangeiras. E tornou-se uma das figuras femininas mais fascinantes de Hollywood.

Serviço:

Assim como a Del Rio, outras empresas interessadas em fechar turmas na própria empresa em parceria com o SENAI podem entrar em contato pelo e-mail vendas@sfiec.org.br ou pelo número do telefone (85) 3421.5813. 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA